Implementação da educação em tempos de pandemia e pós-pandemia : desvendando impactos a partir da trajetória da experiência de Minas Gerais.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Breynner Ricardo de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Breynner Ricardo de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciano Campos da-
Autor(es): dc.contributorLaia, Evandro José Medeiros-
Autor(es): dc.contributorPereira, Rodnei-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Cristina Prado de-
Autor(es): dc.contributorDaroit, Doriana-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Jianne Ines Fialho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:38:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:38:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19348-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020557-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investigou e analisou os processos associados à trajetória da implementação da educação em tempos de pandemia e pós-pandemia de COVID-19, no âmbito da SEE/MG, a partir: (1) do desenho e da implementação do Regime de Atividades Não Presenciais (Reanp) (2020/2021); (2) da análise da retomada parcial das aulas presenciais, de forma híbrida (2021); e análise dos dois anos subsequentes ao processo de educação remota, com a retomada definitiva das aulas presenciais nas escolas (2022/2023). Buscando associar os efeitos decorrentes das estratégias adotadas pelas instituições para esses três momentos, associados à geração e/ou reprodução de desigualdades, a pesquisa se desenvolveu a partir de duas dimensões interligadas: (1) as dificuldades de se implementar políticas educacionais que vinculam distintos atores, territórios, sujeitos e tecnologias, em uma perspectiva multinível e (2) o aumento das desigualdades multidimensionais, agravadas pela pandemia e pelas dinâmicas da implementação da educação em tempos de pandemia e pós-crise sanitária. As estratégias metodológicas utilizadas foram: análise dos marcos legais e institucionais; análise de comentários postados em ambientes virtuais (Google Play Store, Youtube, Facebook); Survey; e entrevistas realizadas entre abril de 2022 e junho de 2023, com profissionais da educação mineira: burocratas de alto e médio escalão e burocratas de nível de rua. Os dados revelaram que no período remoto aumentaram os níveis de incerteza e ambiguidade, não havendo construção de estratégias que vinculassem e articulassem os profissionais da educação que atuam na linha de frente, tornando a adesão desses atores bastante heterogênea. Durante o ensino híbrido, os profissionais trabalharam com duas realidades simultaneamente, o remoto e o presencial. Ambos os períodos se mostraram falhos e excludentes, dadas a comunicação top- down adotada pela SEE, a insuficiência de oferta de formação continuada voltada ao uso das TDICs para os professores, a falta de recursos tecnológicos essenciais de acessibilidade para a comunidade educacional. Na retomada definitiva das aulas presenciais, alguns dos mais perversos efeitos se relevaram no cenário alarmante dos impactos na aprendizagem e de tudo o que a educação havia perdido durante os períodos anteriores: piores desempenhos nos resultados dos sistemas de avaliação; aumento nos índices de evasão. Junto dos efeitos, vieram os desafios: articular tempo e qualidade para recuperar a aprendizagem dos estudantes; redesenhar caminhos para garantir que o aprendizado fragmentado ou perdido durante os anos anteriores, possa se tornar real.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigated and analyzed the processes associated with the trajectory of the implementation of education in times of the COVID-19 pandemic and post-pandemic, within the scope of SEE/MG based on: (1) the design and implementation of the Regime de Atividades Não Presenciais (Reanp) (2020/2021); and (2) the analysis of the partial resumption of face-to- face classes, in a hybrid format (2021); and analysis of the two years following the remote education process, with the definitive resumption of in-person classes in schools (2022/2023). Seeking to associate the effects arising from the strategies adopted by institutions for these three moments, associated with the generation and/or reproduction of inequalities, the research was developed based on two interconnected dimensions: (1) the difficulties of implementing educational policies that link different actors , territories, subjects and technologies, in a multilevel perspective and (2) the increase in multidimensional inequalities, aggravated by the pandemic and the dynamics of the implementation of education in times of pandemic and post- health crisis. The methodological strategies used were: analysis of legal and institutional frameworks; analysis of comments posted in virtual environments (Google Play Store, Youtube, Facebook); Survey; and interviews carried out between April 2022 and June 2023 with education professionals in Minas Gerais: high and mid-level bureaucrats and street-level bureaucrats. The data reveal that in the remote period, levels of uncertainty and ambiguity increased, with no construction of strategies that linked and articulated education professionals who work on the front line, making the adherence of these actors quite heterogeneous. During hybrid teaching, professionals worked with two realities simultaneously, remote and in-person. Both periods proved to be flawed and exclusionary, due to the top-down communication adopted by SEE, the lack of continued training on the use of TDICs for teachers, and the lack of essential technological accessibility resources for the educational community. In the definitive resumption of face-to-face classes, some of the most perverse effects were revealed in the alarming scenario of the impacts on learning and everything that Education had lost during previous periods: worse performances in the results of assessment systems; increase in evasion rates. Along with the effects came challenges: articulating time and quality to recover student learning; redesign paths to ensure that fragmented or lost learning during previous years can become real.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia de COVID-19 - 2020-
Título: dc.titleImplementação da educação em tempos de pandemia e pós-pandemia : desvendando impactos a partir da trajetória da experiência de Minas Gerais.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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