Saúde mental em período emergencial remoto : uma revisão sistemática sobre a prevalência de transtornos de ansiedade e depressão entre profissionais da educação.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Girliane Maia-
Autor(es): dc.creatorSantos, José Leonardo Diniz de Melo-
Autor(es): dc.creatorRocha, Simone Aparecida Simões-
Autor(es): dc.creatorMelo Filho, Jean Carlos Leal Carvalho de-
Autor(es): dc.creatorMatos, Aliton Ferreira-
Autor(es): dc.creatorLima, Thiago Firmino de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Michelle Aparecida Silvestre-
Autor(es): dc.creatorSantos, Aline de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciano Henrique Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Amanda Rodrigues Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:38:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:38:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20559-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-424-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020553-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa foi analisar a prevalência de transtornos de ansiedade e depressão entre profissionais da educação durante o período emergencial remoto. A metodologia caracterizou-se como uma revisão sistemática, a qual foi realizada nas plataformas Scielo e Google Acadêmico sob a orientação das diretrizes do PRISMA. Para tanto, utilizou-se palavras-chave em associação com operadores booleanos “AND” e “OR”, onde foram selecionados somente artigos em português publicados entre os anos de 2021 a 2023. A análise dos estudos sobre a saúde mental dos professores durante o período emergencial remoto, em decorrência da pandemia de COVID19, revelou uma preocupante prevalência de sintomas de depressão, ansiedade e estresse tanto no ensino superior quanto na educação básica. Os impactos transcenderam o físico, atingindo profundamente a esfera mental dos professores, sendo a sobrecarga de trabalho, a transição para o ensino remoto e as mudanças abruptas nas formas de trabalho identificadas como contribuintes para a manifestação de sintomas psicológicos adversos. O contexto pandêmico exacerbou desafios pré-existentes, como a falta de tempo para atividades de lazer e convívio familiar, evidenciando disparidades de gênero e implicações específicas para as professoras. O suporte social, relacional e estratégias de autocuidado emergem como cruciais na mitigação do estresse. presença de ideação suicida entre os docentes destaca a urgência de intervenções eficazes e políticas públicas voltadas à saúde e proteção trabalhista. A conclusão unificadora aponta para a interconexão entre saúde mental e condições laborais, destacando a necessidade de medidas integradas, como apoio institucional, atenção à saúde mental e promoção do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, para enfrentar os desafios específicos desse período de crise.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research was to analyze the prevalence of anxiety and depression disorders among education professionals during the remote emergency period. The methodology was characterized as a systematic review, which was carried out on the Scielo and Google Scholar platforms under the guidance of PRISMA guidelines. To this end, keywords were used in association with Boolean operators “AND” and “OR”, where only articles in Portuguese published between the years 2021 and 2023 were selected. An analysis of studies on teachers' mental health during the O remote emergency period, due to the COVID-19 pandemic, revealed a worrying prevalence of symptoms of depression, anxiety and stress in both higher education and basic education. The impacts transcended the physical, reaching deeply into the mental sphere of teachers, with work overload, the transition to remote teaching and abrupt changes in ways of working identified as contributing to the manifestation of adverse psychological symptoms. The pandemic context exacerbated pre-existing challenges, such as the lack of time for leisure activities and family life, highlighting gender disparities and specific implications for teachers. Social and relational support and self-care strategies emerge as crucial in mitigating stress. The presence of suicidal ideation among teachers highlights the urgency of effective interventions and public policies aimed at health and labor protection. The unifying conclusion points to the interconnection between mental health and working conditions, highlighting the need for integrated measures, such as institutional support, mental health care and promotion of work-life balance, to face the specific challenges of this period of crisis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Contribuciones a las Ciencias Sociales estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em: 25 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental-
Palavras-chave: dc.subjectPeríodo emergencial remoto-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectDepressão-
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade-
Título: dc.titleSaúde mental em período emergencial remoto : uma revisão sistemática sobre a prevalência de transtornos de ansiedade e depressão entre profissionais da educação.-
Título: dc.titleMental health in remote emergencies : a systematic review on the prevalence of anxiety and depression disorders among education professionals.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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