
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Alves, Kerley dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Amorim, Kenia dos Santos Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Guilherme, Márcio da Luz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10650 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://revistas.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8418 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020538 | - |
| Descrição: dc.description | Os paradigmas das ciências sociais enfatizam a necessidade de uma aprendizagem permanente para despertar a capacidade crítica e o resgate da cidadania. Ao educador, cujos ideais de ensino extrapolam o ambiente tradicional da sala de aula, surge um caminho possível: o Turismo na dinâmica da escola. Assim, o trabalho educativo torna-se protagonista no desenvolvimento do turismo sustentável. Nesse sentido, consideram-se os interesses e valores, a vivência real e a percepção de alunos e professores em relação à comunidade em que estão inseridos. Baseado nas concepções da metodologia participativa e temas como, turismo, educação ambiental, patrimônio e consumo sustentável, o projeto “Turismo Pedagógico: uma porta para a inclusão” visou os objetivos: promover, em conjunto com instituições públicas, a sensibilização e formação de professores em educação ambiental e turismo nas escolas, a partir da experiência sensorial e do roteiro Sentidos Urbanos – IPHAN1. Como resultado cabe ressaltar que é uma proposta que ganha contornos diferentes, face à contextualização de cada escola,de acordo com os valores e práticas de cada lugar e em sintonia com as novas demandas sociais, para o enfrentamento da complexidade que caracteriza o contexto turístico atual, no que diz respeito à inclusão e valorização da cultura local. | - |
| Descrição: dc.description | The paradigms of the social sciences emphasize the need for lifelong learning to awaken the critical skills and promoting citizenship. To the educator, whose ideals of education go beyond the traditional atmosphere of the classroom, emerges a possible way: Tourism in the dynamics of the school. Thus, the educational work becomes the protagonist in the development of sustainable tourism. In this sense, we consider the interests and values, the real experience and perception of students and teachers to the community where they live. Based on the concepts of participatory methodology and issues such as tourism, environmental education, equity and sustainable consumption project “Educational Tourism: a door to the inclusion”, aimed at the objectives: to promote, together with public institutions, sensitization and training of teachers tourism and environmental education in schools from the sensory experience and roadmap Urban sense - IPHAN. As a result we point out that is a different proposal that takes shape in the face of context for each school, according to the values and practices of each place and in line with the new social demands, to cope with the complexity that characterizes the current tourism context, with regard to inclusion and appreciation of local culture. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turismo pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Valorização cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tourism | - |
| Título: dc.title | Turismo na escola : novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio-cultural em cidades turísticas. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: