Era uma vez... uma pesquisa sobre a ação pedagógica da etnomatemática em salas de aula para o desenvolvimento da educação financeira em busca da cidadania em uma escola pública mineira.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRosa, Milton-
Autor(es): dc.contributorRosa, Milton-
Autor(es): dc.contributorKistemann Junior, Marco Aurélio-
Autor(es): dc.contributorOrey, Daniel Clark-
Autor(es): dc.creatorSouza, Gabriel Mapa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:38:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:38:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020504-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo buscou investigar como a ação pedagógica da Etnomatemática pode auxiliar na compreensão de conteúdos matemáticos e financeiros, relacionados com a prática de Educação Financeira. A qual foi direcionada para a formação cidadã de 18 alunos de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental, matriculados em uma escola pública municipal na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais e, também, com a professora de Matemática dessa turma. Ancorada por referenciais teóricos associados a Etnomatemática, Educação Financeira e a Cidadania, esta pesquisa se orientou pela seguinte questão de investigação: Como a ação pedagógica da Etnomatemática pode contribuir para a compreensão de conteúdos matemáticos relacionados com a Educação Financeira que visam o desenvolvimento da cidadania dos alunos matriculados no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal? aliada a procedimentos metodológicos referentes a uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, cujas informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas (inicial e final) com a professora de Matemática da turma, de dois questionários (inicial e final) e três blocos de atividades com os alunos, além do diário de campo do pesquisador. Desse modo, por intermédio das atividades propostas, inferiu-se que o desenvolvimento do aprendizado matemático e financeiro dos alunos participantes foi devidamente contextualizado em situações do cotidiano, na perspectiva da Etnomatemática, que contribuíram para a descentralização da prática. Uma vez que potencializou o interesse dos alunos participantes para os conteúdos propostos para a Educação Financeira, tal qual para o desenvolvimento de sua cidadania.-
Descrição: dc.descriptionThis study sought to investigate how the pedagogical action of Ethnomathematics could help in the process of understanding mathematical and financial content, related to the practice of Financial Education. Aiming at the citizenship formation of 18 students from a 6th year elementary school class, from a municipal public school in region of Inconfidentes, in Minas Gerais, and with the Mathematics teacher of this class. Using bibliographical material associated to Ethnomathematics, Financial Education and Citizenship, this research was guided by the following research question: How the pedagogical action of Ethnomathematics can contribute to the understanding of mathematical content related to Financial Education that aims to develop the citizenship of students of the 6th year of Elementary School from a municipal public school? alongside the methodological procedures from an adaptation of Grounded Theory, whose information was collected through semi-structured interviews (initial and final) with the class's Mathematics teacher, two questionnaires (initial and final) and three blocks of activities with students, and also the researcher's field diary. In this way, through the proposed activities, it was possible to notice the development of mathematical and financial learning of the participating students was appropriately contextualized in everyday situations, from the perspective of Ethnomathematics, which contributed to the decentralization of the practice, as it enhanced the motivation of the participating students in the contents proposed for Financial Education and for the development of their citizenship.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/05/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectAção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria fundamentada nos dados-
Título: dc.titleEra uma vez... uma pesquisa sobre a ação pedagógica da etnomatemática em salas de aula para o desenvolvimento da educação financeira em busca da cidadania em uma escola pública mineira.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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