
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bouyer, Gilbert Cardoso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6797 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020502 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo se concentrou nas similaridades entre cognição incorporada e epistemologia genética. Este novo ponto de vista amplia as possibilidades das ciências cognitivas e da psicologia do desenvolvimento. Este texto compara as teorias fundamentais de Piaget e as ideias da cognição incorporada. Este estudo concluiu que as duas teorias têm princípios similares sobre cognição, conhecimento, estruturas cognitivas, processos sensório-motores, percepção e ação. | - |
| Descrição: dc.description | This paper concentrates on similarities between embodied cognition and genetic epistemology. This new point of view enlarges the possibilities of cognitive sciences and developmental psychology. This text compares the fundamental Piaget’s theories and the ideas of the embodied cognition. This study concluded that all theories have similar principles about cognition, knowledge, cognitive structures, sensorimotor processes, perception and action. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Ciências & Cognição permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/158>. Acesso em: 09 mar. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia genética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Genetic epistemology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição incorporada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Piaget | - |
| Título: dc.title | Similaridades entre a epistemologia genética de Piaget e a cognição incorporada. | - |
| Título: dc.title | Similarities between the Piaget’s genetic epistemology and the embodied cognition. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: