
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Saul Emanuel Delabrida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fortes, Reinaldo Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Saul Emanuel Delabrida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fortes, Reinaldo Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bianchi, Andrea Gomes Campos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Prates, Raquel Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Marinho, Laura Martins da Costa Coura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19221 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020489 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | O uso de tecnologias em salas de aulas, em especial jogos sérios educativos, tem demonstrado um crescente aumento ao longo dos anos, graças às suas possibilidades de interação e a combinação de ensino com entretenimento, ambas características que geram maior atração e interesse por parte dos alunos. Todavia, suas tentativas de implementação também apresentam desafios, principalmente em relação aos professores e suas dificuldades de uso e falta de conhecimento sobre os recursos tecnológicos. Tendo isto em mente, o presente trabalho visa apresentar métodos e materiais para um curso de qualificação em design e idealização de interfaces imersivas educativas em Realidade Virtual para professores da rede de ensino básica. Para tanto, o trabalho estrutura um curso em oito módulos, cada um com uma temática e atividades práticas diferentes, e também expõe materiais de apoio para auxiliar no aprendizado dos participantes, destacando-se o Canvas de Design de Jogos Educativos. A metodologia utilizada dividiu o trabalho em três etapas, sendo estas: (1) o desenvolvimento do Canvas e do curso; (2) sua aplicação; e (3) sua avaliação. Após estas etapas, foi possível constatar que o curso foi executado com sucesso, resultando na idealização de quatro jogos educativos em Realidade Virtual, assim como também na criação de uma metodologia capaz de capacitar professores para lidarem com a utilização de ferramentas educacionais tecnológicas e em um framework de Design de Jogos. Para trabalhos futuros, busca-se o desenvolvimento destes jogos e uma nova aplicação do curso. | - |
| Descrição: dc.description | The use of technologies in classrooms, especially serious games for education, has shown a growing increase over the years. This is a result of their possibilities of interaction and the combination of learning and entertainment, characteristics thatgenerate greater attraction and interest by the students. However, attempts to implement it also present challenges, mainly with teachers and their difficulties in using those technological resources and their lack of knowledge about it. With this in mind, this work aims to present a qualification course in design of immersive learning interfaces on Virtual Reality for teachers in basic education. Therefore, this work structures a course with eight modules, each with different lessons and activities, and also presents support materials to assist participants’ learning, with focus on the Educational Games Design Canvas. The methodology used in this work was divided into three stages: (1) the development of the Canvas and the course; (2) their application; and (3) their evaluation. After these steps, it was possible to note that the course was successfully executed, resulting in idealization of four educational games for Virtual Reality, as well as the creation of a methodology capable of training teachers to use technological educational tools and the creation of a Game Design framework. For future work, the aim is to develop these games and apply the course again. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/11/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos sérios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canvas de design de jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação acadêmica | - |
| Título: dc.title | EducaMinasVR : qualificação de professores em design de interfaces imersivas educativas em realidade virtual. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: