Lápis, papel, GeoGebra e a Fórmula de Bháskara : uma experiência com alunos do nono ano.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Wenderson Marques-
Autor(es): dc.contributorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Wenderson Marques-
Autor(es): dc.contributorValério, Viviane Pardini-
Autor(es): dc.contributorSouza, Gil Fidelix de-
Autor(es): dc.contributorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.creatorConceição, Thaynara Menezes Gandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:38:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:38:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11940-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020419-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionAs tecnologias digitais estão presentes no cotidiano dos alunos e isso muda a forma como eles se relacionam e aprendem. Por isso, faz-se necessária uma mudança nas práticas pedagógicas, sobretudo nas aulas de matemática. Esse estudo teve por objetivo apresentar propostas de atividades investigativas, envolvendo o conteúdo de funções quadráticas e demonstrar a fórmula de Bháskara, utilizando o software GeoGebra como recurso didático. Uma das atividades sugeridas foi aplicada em uma escola estadual da cidade de Ouro Preto - MG e em uma escola privada da cidade de Belo Horizonte - MG. Os dados foram coletados por meio de observações realizadas durante a aplicação e respostas dadas a um questionário. Os resultados mostram que os discentes compreenderam melhor a fórmula de Bháskara e o gráfico de uma função quadrática, e que a atividade investigativa pode ajudar a motivar o aluno e a aprimorar sua capacidade de argumentação-
Descrição: dc.descriptionDigital technologies are present in students’ daily lives and this changes the way they engage in society and learn. Therefore, a change in pedagogical practices is necessary, especially in mathematics classes. This study aimed to propose investigative activities, involving the concept of quadratic functions, and to demonstrate Bháskara’s formula using GeoGebra software as a didactic resource. One of the suggested activities was applied in a public school in the city of Ouro Preto - MG and in a private school in the city of Belo Horizonte - MG. Data were collected through the observations made during the activity and the answers to a questionnaire. The results indicates that students better understand Bháskara’s formula and the graphic representation of a quadratic function, and that investigative activities can motivate them, improving their argument skills.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/02/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra - software-
Palavras-chave: dc.subjectEquações-
Palavras-chave: dc.subjectFunções - matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Título: dc.titleLápis, papel, GeoGebra e a Fórmula de Bháskara : uma experiência com alunos do nono ano.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.