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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Gomes Barbosa da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Gomes Barbosa da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Veiga, Roberta Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Prado, Denise Figueiredo Barros do | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Rodrigo Castro Forte | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18250 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020399 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa pretende compreender como a cineasta palestina Larissa Sansour narra o trauma palestino em três de suas obras audiovisuais de ficção científica através das teorias decoloniais do sul-global e dos estudos de trauma, usando o método de análise fílmica e de análise crítica cultural. Os três filmes são Patrimônio nacional (2013), No futuro, eles comiam da melhor porcela (2015) e In vitro (2019), cada um mobilizando a discussão sobre a ocupação/colonização sionista através do território, da narrativa e do trauma, respectivamente. O processo de criação do Estado de Israel, executado em 1948 através da Resolução 181 da Organização das Nações Unidas, estabeleceu, ao mesmo tempo, a Nakba palestina – a Catástrofe –, quando diversas vilas e cidades foram aniquiladas e centenas de milhares de pessoas foram forçosamente expulsas, num processo de limpeza étnica conforme caracterizado por Ilan Pappé (2006). Este processo se desdobra ainda hoje nas ações do sionismo, e as obras de Sansour refletem essas imbricações temporais para questionar e sugerir as possibilidades de uma realidade distinta da ocupação e do exílio forçado. São filmes cujo tema central é a luta pela soberania e pela autodeterminação da Palestina, propondo uma ação radical e anticolonialista através de suas personagens e suas relações nos filmes e com os acontecimentos reais que cercam o conflito territorial entre Israel e Palestina. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to understand how Palestinian filmmaker Larissa Sansour narrates Palestinian trauma in three of her science fiction audiovisual works through decolonial theories of the global south and trauma studies, using the method of film analysis and critical cultural analysis. The three films are Nation estate (2013), In the future, they ate from the finest porcelain (2015) and In vitro (2019), each one mobilizing the discussion about Zionist occupation/colonization through territory, narrative and trauma, respectively. The process of creating the State of Israel, carried out in 1948 through United Nations Resolution 181, established, at the same time, the Palestinian Nakba – the Catastrophe –, when several towns and cities were annihilated and hundreds of thousands of people were forcibly expelled, in a process of ethnic cleansing as characterized by Ilan Pappé (2006). This process still unfolds today in the actions of Zionism, and Sansour's works reflect these temporal imbrications to question and suggest the possibilities of a reality distinct from occupation and forced exile. These are films whose central theme is the struggle for the sovereignty and self-determination of Palestine, proposing a radical and anti-colonialist action through their characters and their relationships in the films and with the real events surrounding the territorial conflict between Israel and Palestine. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/06/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colônias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema - Palestina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ficção científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Larissa Sansour | - |
| Título: dc.title | Resistência anticolonialista na ficção científica de Larissa Sansour. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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