Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Neves, Ana Paula Morito | - |
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20767 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.23925/2358-4122.66835 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020396 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo decorre de uma investigação situada em um contexto formativo com professores de Matemática, o qual focalizou o estudo e a elaboração de uma proposta envolvendo a perspectiva da Rotação por Estações (RE). Objetivamos analisar o que os professores priorizaram e escolheram ao elaborarem uma proposta de estação para abordar o conceito de Juros Compostos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, que contou com a participação de oito professores. Os dados foram produzidos por meio de diário de campo, registros dos participantes e questionário. Após o processo de organização dos dados, a análise do questionário proposto revelou que a maioria dos participantes não conheciam a RE e nenhum a havia utilizado em suas aulas. A partir das análises ressaltamos a importância de os professores possuírem conhecimentos que extrapolam o domínio matemático para a implementação de uma aula que utilize Metodologias Ativas. | - |
Descrição: dc.description | The present article stems from an investigation situated in a formative context with Mathematics teachers, which focused on the study and elaboration of a proposal involving the perspective of Station Rotation (SR). Our aim was to analyze what the teachers prioritized and chose when developing a station proposal to address the concept of Compound Interest. This is a qualitative study, of a descriptive nature, which involved the participation of eight teachers. Data were produced through field notes, participant records, and a questionnaire. After the process of organizing the data, the analysis of the questionnaire revealed that the majority of participants were not familiar with SR and none had used it in their classes. From the analyses, we emphasize the importance of teachers possessing knowledge that extends beyond mathematical mastery for the implementation of a lesson using Active Methodologies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Artigo está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rotação por estações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juros compostos | - |
Título: dc.title | Rotação por estações para abordar o conceito de juros compostos : um estudo a partir de propostas elaboradas por professores de matemática. | - |
Título: dc.title | Station rotation to address the concept of compound interest : a study based on proposals developed by mathematics teachers. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: