Rotação por estações para abordar o conceito de juros compostos : um estudo a partir de propostas elaboradas por professores de matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNeves, Ana Paula Morito-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:38:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:38:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20767-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23925/2358-4122.66835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020396-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo decorre de uma investigação situada em um contexto formativo com professores de Matemática, o qual focalizou o estudo e a elaboração de uma proposta envolvendo a perspectiva da Rotação por Estações (RE). Objetivamos analisar o que os professores priorizaram e escolheram ao elaborarem uma proposta de estação para abordar o conceito de Juros Compostos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, que contou com a participação de oito professores. Os dados foram produzidos por meio de diário de campo, registros dos participantes e questionário. Após o processo de organização dos dados, a análise do questionário proposto revelou que a maioria dos participantes não conheciam a RE e nenhum a havia utilizado em suas aulas. A partir das análises ressaltamos a importância de os professores possuírem conhecimentos que extrapolam o domínio matemático para a implementação de uma aula que utilize Metodologias Ativas.-
Descrição: dc.descriptionThe present article stems from an investigation situated in a formative context with Mathematics teachers, which focused on the study and elaboration of a proposal involving the perspective of Station Rotation (SR). Our aim was to analyze what the teachers prioritized and chose when developing a station proposal to address the concept of Compound Interest. This is a qualitative study, of a descriptive nature, which involved the participation of eight teachers. Data were produced through field notes, participant records, and a questionnaire. After the process of organizing the data, the analysis of the questionnaire revealed that the majority of participants were not familiar with SR and none had used it in their classes. From the analyses, we emphasize the importance of teachers possessing knowledge that extends beyond mathematical mastery for the implementation of a lesson using Active Methodologies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsArtigo está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectRotação por estações-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJuros compostos-
Título: dc.titleRotação por estações para abordar o conceito de juros compostos : um estudo a partir de propostas elaboradas por professores de matemática.-
Título: dc.titleStation rotation to address the concept of compound interest : a study based on proposals developed by mathematics teachers.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.