
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Amorim, Silvio Luiz Gomes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Frederico da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Neuber Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20766 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p115-16 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020382 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo apresentar a construção de uma pirâmide utilizando as ferramentas tecnológicas GeoGebra 3D e Realidade Aumentada como uma possibilidade de mediação pedagógica em aulas de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia da pesquisa foi baseada em atividades exploratórias envolvendo a utilização das referidas ferramentas tecnológicas na construção de sólidos geométricos, sendo que alunos do Ensino Médio puderam construir, manusear, interagir, debater e observar particularidades dos sólidos geométricos estudados em seus smartphones. Como resultados da pesquisa, observou-se o potencial da utilização de ferramentas tecnológicas para a facilitação da visualização de sólidos geométricos em três dimensões, bem como a compreensão sobre as especificidades e propriedades inerentes aos referidos sólidos geométricos. | - |
| Descrição: dc.description | The present work aims to present the construction of a pyramid using technological tools GeoGebra 3D and Augmented Reality as a possibility of pedagogical mediation in Spatial Geometry classes in High School. The research methodology was based on exploratory activities involving the use of the aforementioned technological tools in the construction of geometric solids, whereas High School students were able to construct, handle, interact, debate and observe particularities of the geometric solids studied on their smartphones. As results of the research, the potential that the use of technological tools brings to facilitate the visualization of geometric solids in three dimensions was observed, as well as the understanding of the specificities and properties inherent to said geometric solids. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Título: dc.title | Construindo uma pirâmide utilizando o GeoGebra 3D e a realidade aumentada no smartphone : uma proposta de mediação pedagógica para geometria espacial no ensino médio. | - |
| Título: dc.title | Building a pyramid using GeoGebra 3D and augmented reality on smartphone : a pedagogical mediation proposal for spatial geometry in high school. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: