Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Alcione Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Madruga, Zulma Elizabete de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20793 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025015.id1605 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020368 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como participantes de dois grupos de pesquisa conceituam cultura, tecendo relações com a Etnomatemática e a Etnomodelagem. Trata-se de pesquisa qualitativa, contando com a colaboração de 40 participantes. As respostas desses participantes foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Da análise, emergiram duas categorias: i) a cultura como um mosaico de expressões, tradições e valores; e ii) a cultura conectando sociedades, moldando identidades e guiando a evolução humana através do tempo. Os resultados mostraram a cultura como conceito polissêmico, podendo se caracterizar como um conjunto de tradições, crenças, costumes, valores, saberes, fazeres, comportamentos, conhecimentos, formas de expressão e modo de vida em sociedade/comunidade. | - |
Descrição: dc.description | This article presents the results of a research that aimed to understand how participants of two research groups conceptualize culture by weaving relationships with Ethnomathematics and Ethnomodelling. This is qualitative research with the collaboration of 40 participants from two different research groups. The responses of these participants were analyzed by using Discursive Textual Analysis. From the analysis, two categories emerged: i) culture as a mosaic ofexpressions, traditions, and values; ii) culture as a connection of societies by shaping identities and guiding human evolution throughout time. The results showed culture as a polysemic concept, which can be characterized as a set of traditions, beliefs, customs, values, knowledge, practices, behaviors, knowing and doings, forms of expression, and way of life in society/community. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este es un artículo de acceso abierto distribuido bajo los términos de la Licencia Internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0), que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la obra original. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomodelagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecituras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos de pesquisa | - |
Título: dc.title | Tecituras no contexto da etnomatemática e da etnomodelagem sobre o conceito de cultura : uma análise a partir da concepção de membros de grupos de pesquisa. | - |
Título: dc.title | Weaves in the context of ethnomathematics and ethnomodelling on the concept of culture : an analysis based on the conception of members of research groups. | - |
Título: dc.title | Tejidos en el contexto de la etnomatemática y la etnomodelación sobre el concepto de cultura : un análisis a partir de la concepción de integrantes de grupos de investigación. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: