A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Gabriel Luiz de-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Michele Hidemi Ueno-
Autor(es): dc.creatorPassos, Marinez Meneguello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:38:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:38:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17252-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6266-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020358-
Descrição: dc.descriptionApresentamos os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física da Universidade Federal de Ouro Preto, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram à permanência ou evasão. Fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, tentando estabelecer um vínculo com situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio de levantamentos de informações e entrevistas com alunos, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para o estabelecimento de vínculos com o curso e identificação da permanência ou evasão na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Essa conexão cria no professor uma figura que tem como papel nortear o processo de ensino e de aprendizagem no aluno, criando um sentimento de independência por busca de conhecimento inerente a cada sujeito.-
Descrição: dc.descriptionWe present the results of an investigation that aimed to survey the different behaviors of students of the Physics course at Federal University of Ouro Preto, seeking to understand the motivations and interests that they showed during the course, as well as the reasons that led to permanence or evasion. We made use of some concepts grounded in Lacanian Psychoanalysis, trying to establish a link with teaching and learning situations in Science. Through surveys of information and interviews with students, we identified factors of considerable relevance, which contributed to the establishment of links with the course and identification of permanence or evasion in the University, such as the “springboard” process. This connection creates in the teacher a figure whose role is to guide the teaching and learning process in the student, creating a feeling of independence in the search for knowledge inherent to each subject.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectSentido-
Palavras-chave: dc.subjectSignificado-
Título: dc.titleA importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.-
Título: dc.titleThe importance of transferential ties in the permanece of undergraduate students in physic.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.