Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Gabriel Luiz de | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Michele Hidemi Ueno | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Marinez Meneguello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17252 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020358 | - |
Descrição: dc.description | Apresentamos os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física da Universidade Federal de Ouro Preto, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram à permanência ou evasão. Fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, tentando estabelecer um vínculo com situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio de levantamentos de informações e entrevistas com alunos, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para o estabelecimento de vínculos com o curso e identificação da permanência ou evasão na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Essa conexão cria no professor uma figura que tem como papel nortear o processo de ensino e de aprendizagem no aluno, criando um sentimento de independência por busca de conhecimento inerente a cada sujeito. | - |
Descrição: dc.description | We present the results of an investigation that aimed to survey the different behaviors of students of the Physics course at Federal University of Ouro Preto, seeking to understand the motivations and interests that they showed during the course, as well as the reasons that led to permanence or evasion. We made use of some concepts grounded in Lacanian Psychoanalysis, trying to establish a link with teaching and learning situations in Science. Through surveys of information and interviews with students, we identified factors of considerable relevance, which contributed to the establishment of links with the course and identification of permanence or evasion in the University, such as the “springboard” process. This connection creates in the teacher a figure whose role is to guide the teaching and learning process in the student, creating a feeling of independence in the search for knowledge inherent to each subject. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sentido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Significado | - |
Título: dc.title | A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física. | - |
Título: dc.title | The importance of transferential ties in the permanece of undergraduate students in physic. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: