Indicativo de jogos em materiais curriculares de matemática dos anos finais do ensino fundamental.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDurães, Bianca de Souza França-
Autor(es): dc.creatorJanuario, Gilberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:38:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:38:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20780-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26843/rencima.v16n1a01-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020356-
Descrição: dc.descriptionO objetivo de identificar e discutir o indicativo de jogos em Manuais do Professor de materiais curriculares de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental orientou o estudo apresentado neste artigo. Como análise documental, foram mapeados e analisados os indicativos de jogos em cinco coleções de materiais, incluindo orientações aos professores. A análise indica que os jogos contribuem para a formação de conceitos, bem como possibilitam a exploração de conteúdos procedimentais e manifestação de atitudes; os jogos e as tarefas que os acompanham incentivam a autonomia, a tomada de decisão e a resolução de problemas. São enfatizados aspectos procedimentais e tarefas realizadas em duplas, com os estudantes atuando como respondentes e os professores como transmissores de conhecimento. Os resultados ressaltam a importância de orientações explícitas sobre práticas com jogos, a abordagem dos conteúdos incorporados e os papeis dos estudantes e professores nos processos de ensinar e de aprender Matemática.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of identifying and discussing the indication of games in Teacher's Manuals of Mathematics curriculum materials for the Middle School guided the study presented in this article. As a documentary analysis, the indications of games in five collections of materials were mapped and analyzed, including guidelines for teachers. The analysis indicates that games contribute to the formation of concepts, as well as enabling the exploration of procedural content and the manifestation of attitudes; games and the tasks that accompany them encourage autonomy, decisionmaking and problem-solving. Procedural aspects and tasks carried out in pairs are emphasized, with students acting as respondents and teachers as transmitters of knowledge. The results highlight the importance of explicit guidelines on practices with games, the approach to the incorporated content and the roles of students and teachers in the processes of teaching and learning Mathematics.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectTarefas com jogos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagens pedagógicas-
Título: dc.titleIndicativo de jogos em materiais curriculares de matemática dos anos finais do ensino fundamental.-
Título: dc.titleIndicative of games in curriculum materials of mathematics of the middle school.-
Título: dc.titleIndicativo de juegos en materiales curriculares de matemáticas para la enseñanza fundamental.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.