
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Durães, Bianca de Souza França | - |
| Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20780 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26843/rencima.v16n1a01 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020356 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo de identificar e discutir o indicativo de jogos em Manuais do Professor de materiais curriculares de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental orientou o estudo apresentado neste artigo. Como análise documental, foram mapeados e analisados os indicativos de jogos em cinco coleções de materiais, incluindo orientações aos professores. A análise indica que os jogos contribuem para a formação de conceitos, bem como possibilitam a exploração de conteúdos procedimentais e manifestação de atitudes; os jogos e as tarefas que os acompanham incentivam a autonomia, a tomada de decisão e a resolução de problemas. São enfatizados aspectos procedimentais e tarefas realizadas em duplas, com os estudantes atuando como respondentes e os professores como transmissores de conhecimento. Os resultados ressaltam a importância de orientações explícitas sobre práticas com jogos, a abordagem dos conteúdos incorporados e os papeis dos estudantes e professores nos processos de ensinar e de aprender Matemática. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of identifying and discussing the indication of games in Teacher's Manuals of Mathematics curriculum materials for the Middle School guided the study presented in this article. As a documentary analysis, the indications of games in five collections of materials were mapped and analyzed, including guidelines for teachers. The analysis indicates that games contribute to the formation of concepts, as well as enabling the exploration of procedural content and the manifestation of attitudes; games and the tasks that accompany them encourage autonomy, decisionmaking and problem-solving. Procedural aspects and tasks carried out in pairs are emphasized, with students acting as respondents and teachers as transmitters of knowledge. The results highlight the importance of explicit guidelines on practices with games, the approach to the incorporated content and the roles of students and teachers in the processes of teaching and learning Mathematics. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tarefas com jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagens pedagógicas | - |
| Título: dc.title | Indicativo de jogos em materiais curriculares de matemática dos anos finais do ensino fundamental. | - |
| Título: dc.title | Indicative of games in curriculum materials of mathematics of the middle school. | - |
| Título: dc.title | Indicativo de juegos en materiales curriculares de matemáticas para la enseñanza fundamental. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: