
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Maria Heloisa Aguiar da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14558 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id484 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020329 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo tem por objetivo identificar as aprendizagens docentes que foram mobilizadas pelo desenvolvimento de projetos oriundos de parcerias entre universidade e escola. Para tanto, foi realizada uma metasíntese qualitativa a partir da análise de dez relatórios finais elaborados pelos bolsistas PIBID de uma instituição privada de ensino que fomentou, com recursos próprios, tais projetos. A análise ancora-se na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Situada, a qual indica que toda atividade (incluindo a aprendizagem) é situada nas relações entre pessoas, contextos e práticas. A análise dos relatórios possibilitou a caracterização das aprendizagens, por meio de três categorias: estratégias/metodologias de ensino, recursos didáticos e gestão de sala de aula. Os dados indicam que os projetos desenvolvidos possibilitaram a imersão no contexto escolar, a reflexão, o planejamento, a implementação e a avaliação de propostas de intervenção pedagógica. Concluímos ressaltando a importância de projetos que concebam a escola enquanto lócus privilegiado de formação docente e aponta-se a consolidação das parcerias entre universidades e escolas como possíveis caminhos para a compreensão e ampliação do debate acerca das questões que envolvem Teoria e Prática na Formação de Professores. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this article is to identify teaching learning that were mobilized by the development of projects from partnerships between university and school. Therefore, a qualitative meta-synthesis was conducted based on the analysis of ten final reports prepared by PIBID grantees from a private educational institution that promoted, with their own resources, such projects. The analysis is based on the perspective of Situated Learning Theory, which indicates that all activity (including learning) is situated in the relationships between people, contexts and practices. The analysis of the reports had enabled the characterization of learning, through three categories: teaching strategies/methodologies, didactic resources and classroom management. The data indicate that those projects enabled immersion in the school context, reflection, planning, implementation and evaluation of pedagogical intervention proposals. We conclude by emphasizing about the importance of projects that conceive school as a privileged locus of teacher education and it points out the consolidation of partnerships between universities and schools as possible paths for understanding and expanding the debate on issues involving Theory and Practice in Teacher Education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Crítica Educativa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1038>. Acesso em: 12 mar. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professional development | - |
| Título: dc.title | Aprendizagens docentes mobilizadas em projetos desenvolvidos na relação Universidade e Escola. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: