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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Savassi, Leonardo Cançado Monteiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Modena, Celina Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11100 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.ilsl.br/revista/detalhe_artigo.php?id=12359 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020311 | - |
| Descrição: dc.description | A atenção primária é o nível de atenção privilegiado para ações de controle da hanseníase, doença infecciosa, negligenciada e estigmatizante, que ainda não foi controlada como problema de saúde pública no Brasil. Para descrever a percepção de médicos que atuam na atenção primária acerca da hanseníase, foi realizado um grupo focal com sete residentes de Medicina de Família e Comunidade do município de Betim, Minas Gerais. Resultados: A análise do conteúdo apontou para as subcategorias das “fontes de conhecimento”, da “assistência no nível primário” e da “educação em saúde”. Demonstrou-se uma formação para hanseníase na graduação médica foi predominantemente teórica, com poucos casos e no serviço a educação permanente foi insuficiente. Na categoria da assistência, apontou-se a exigência de um alto nível de suspeição para avaliação clínica da hanseníase, e reconheceu-se a Atenção Primária como âmbito adequado para os pacientes a despeito da demanda excessiva e estrutura física inadequada; a referência obrigatória para serviços especializados cria divisões, amplia o estigma e dificulta o acompanhamento horizontal dos pacientes com esta doença. Nas práticas educativas, percebe-se a dissociação entre a doença e sua real gravidade, fato atribuído à mudança da nomenclatura; quanto à comunicação, há necessidade de um linguajar popular, uso da mídia de massa. O estigma foi um tema transversal. Conclusão: as três categorias de análise, conhecimentos (ausentes) - assistência (insuficiente) - educação em saúde (para suspeição) se integram para explicar as dificuldades do cuidado; a graduação em medicina foi insuficiente, baseada em conteúdo teórico, poucos casos, e gera a percepção de uma doença rara, do campo de ação do subespecialista. As ações educativas devem associar o sintoma «mancha» à gravidade da doença, e demanda uma Atenção Primária efetiva para atender adequadamente a estas pessoas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
| Título: dc.title | Hanseníase e a atenção primária : desafios educacionais e assistenciais na perspectiva de médicos residentes. | - |
| Título: dc.title | Leprosy and primary care : educational and healthcare challenges from the perspective of medical residents. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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