Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lopes, Carolina de Melo Nunes | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Vítor Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Danielle Rios | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Júlia Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.cscm.2022.e01763 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020283 | - |
Descrição: dc.description | Scientific articles related to the incorporation of residues in civil construction materials are growing worldwide, although their practical application is still incipient. In this scenario, this paper produced an occurrence map of the most studied residues in Brazil when incorporated in cement-based composites. Initially, the most relevant residues were identified through a bibliometric analysis on the Scopus database, using the software VOSviewer. This analysis included scientific papers from Brazilian institutions published from 2001 to 2022 regarding the development of cement-based composites using residues, wastes, or tailings. Subsequently, to map the occurrence of these materials in each Brazilian state, we used public and private data on the country’s industrial production and waste disposal. From 1272 articles analyzed, we identified 49 residues with at least 2 citations. Among the most cited residues in Brazilian publications are construction and demolition waste, rice husk, glass waste, sugarcane bagasse, and tire rubber residue. The authors noticed the heterogeneity of the occurrence of the residues across the large Brazilian territory and found gaps on research trends involving them. These and other observations facilitate the decision-making process regarding logistics and investments related to the reuse and recycling of these materials. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article under the CC BY-NC-ND license (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cement-based composites | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civil construction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapping | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometric analysis | - |
Título: dc.title | Residues in cement-based composites : occurrence mapping in Brazil. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: