Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Ana Maria Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:37:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:37:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11556-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020212-
Descrição: dc.descriptionEsse artigo discute as demandas de valorização dos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. O trabalho apresentaos resultados de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, quese utilizou da técnica de grupo focal, aplicação de questionários de caracterização e análise documental de políticas de formação e valorização docente, a partir dos planos PNE (Lei 13.005/2014) e PME (Lei nº 3.042/2015). A pesquisa apontou que as demandas de valorização dos professores se relacionam a lacunas inerentes ao plano de carreira, à avaliação de desempenho, às condições de trabalho, às remunerações e à valorização profissional docente do referido PME.-
Descrição: dc.descriptionThis article discusses the demands of Teacher Appreciation of Basic Education teachers (early childhood education and elementary education) of the Public School Network in the Municipality of Mariana, Minas Gerais, Brazil. The paper presents the results of a research developed in the Postgraduate Program of the Federal University of Ouro Preto.It is an exploratory study of a qualitative approach, using the focal group technique, questionnaires to characterize the subjects of the research, and documentary analysis on education policies for training and appreciation in the value of teachers, based on the PNE – (National Education Plan - Law 13.005 / 2014) and PME (Municipal Education Plan - Law no. 3.042 / 2015).The research pointed out that the demands of teachers' appreciation are related to the gaps inherent to the Professional Career Plan, performance evaluation, working conditions, remunerations and professional valuation of the PME.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no Jornal de Políticas Educacionais são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Jornal de Políticas Educacionais <https://revistas.ufpr.br/jpe/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 16 abr 2019-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectValorização docente-
Palavras-chave: dc.subjectPublic educational policies-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher appreciation-
Título: dc.titleDemandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.-
Título: dc.titleDemands of valorization in the perspective of professional development teacher : reports of teachers of basic education-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.