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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Marcelo Loures dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Marcelo Loures dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Janete Flor de Maio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcio Gomes da | - |
| Autor(es): dc.creator | Espeschit, Érica Coelho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20372 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020184 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação insere-se no campo da Educação Popular Comunitária, definindo como objetivo principal compreender como o diálogo entre a Pedagogia Griô e a Pedagogia da Alternância contribuem na formação de educadoras populares camponesas e quilombolas. A dissertação está estruturada em sete capítulos, iniciando com a apresentação do campo de pesquisa e do histórico e princípios das duas pedagogias para, em seguida, apresentar o lócus de pesquisa e o percurso teórico-metodológico realizado para a investigação proposta. O campo de pesquisa da educação popular comunitária é compreendido a partir de Moacir Gadotti, Carlos R. Brandão, Adriana Puiggrós e Paulo Freire. O histórico, os fundamentos e os princípios da Pedagogia da Alternância são apresentados a partir de Jean-Claudet Gimonet e João Begnami. No mesmo sentido, a Pedagogia Griô é apresentada a partir dos escritos de Lillian Pacheco, Ruth Cavalcante e Vanda Machado. Como cenário da pesquisa, a Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP) foi o contexto que possibilitou o diálogo entre as duas pedagogias a partir do trabalho que desenvolvi nesta escola como monitora nas disciplinas de história, sociologia e filosofia. Como perspectiva teórico-metodológico, realizamos a Metodologia de Produções Narrativas proposta por Balasch e Montenegro (2003) e Grollmus e Tarrés (2015) para compreender as contribuições da Pedagogia da Alternância e da Pedagogia Griô a partir de narrativas de quatros jovens da EFAP sobre o processo de (auto)formação durante o Projeto "Consciência Interseccional e Comunitária” realizado ao longo do ano letivo de 2022 na EFAP durante minhas aulas como docente da área de humanidades. Como as narrativas demonstraram, o projeto trabalhou a perspectiva da interseccionalidade proposta por Kimberlé Crenshaw (1989), dialogando com a educação do campo (Caldart, 2003; Silva, 2020; Campos, 2023), educação quilombola (Dealdina, 2020; Nazario, 2021; Almeida, 2022) e educação antirracista (Carneiro, 2019; Hooks, 2022; Martins, 2021; Costa e Schucman,2022; Gonzalez, 2024). Enfim, a análise das narrativas demonstrou como o diálogo entre a Pedagogia da Alternância e a Pedagogia Griô, no âmbito do Projeto Mandala, contribuiu para o desenvolvimento da consciência crítica e comunitária das jovens, dialogando com suas realidades de vida e colaborando para o comprometimento delas com suas comunidades a partir de suas participações em movimentos camponeses e quilombolas no território da EFAP e do desenvolvimento do vínculo das estudantes com suas ancestralidades familiares e do território em que vivem. | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation is situated within the field of Community Popular Education, with the main objective of understanding how the dialogue between Griô Pedagogy and Alternation Pedagogy contributes to the formation of rural and quilombola popular educators. The dissertation is structured into eight chapters, beginning with the presentation of the research field and the history and principles of the two pedagogies, followed by the presentation of the research locus and the theoretical-methodological path taken for the proposed investigation. The research field of community popular education is understood from Moacir Gadotti, Carlos R. Brandão, Adriana Puiggrós, and Paulo Freire. The history, foundations, and principles of Alternation Pedagogy are presented from Jean-Claudet Gimonet and João Begnami. Similarly, Griô Pedagogy is presented from the writings of Lillian Pacheco, Ruth Cavalcante, and Vanda Machado. As a research setting, the Paulo Freire Family Farming School (EFAP) was the context that enabled the dialogue between the two pedagogies through the work I developed as a monitor in the disciplines of history, sociology, and philosophy. As a theoretical-methodological perspective, we carried out the Narrative Productions Methodology proposed by Balasch and Montenegro (2003) and Grollmus and Tarrés (2015) to understand the contributions of Alternation Pedagogy and Griô Pedagogy from narratives of four young women from EFAP about the (self)formation process during the "Intersectional and Community Awareness" Project carried out throughout the 2022 school year at EFAP during my classes as a humanities teacher. As the narratives demonstrate, the project worked on the perspective of intersectionality as proposed by Kimberlé Crenshaw (1989), dialoguing with rural educator (Caldart, 2003; Silva, 2020; Campos, 2023), quilombola educators (Dealdina, 2020; Nazario, 2021; Almeida, 2022) and anti-racist education (Carneiro, 2019; Hooks, 2022; Martins, 2021; Costa e Schucman,2022; Gonzalez, 2024). Finally, the analysis of the narratives demonstrated how the dialogue between Alternation Pedagogy and Griô Pedagogy within the scope of Mandala Project contributed to the development of critical and community awareness of the young women, dialoguing with their life realities and collaborating for their commitment to their communities through their participation in rural and quilombola movements in the EFAP territory the students' connection with their family ancestries and the territory in which they live. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação comunitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - quilombolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional - educadores de adultos | - |
| Título: dc.title | Contribuições da Pedagogia Griô e da Pedagogia da Alternância para a formação de educadoras populares da Escola Família Agrícola Paulo Freire (Acaiaca, MG). | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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