Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Alves, Kerley dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Guarda, Vera Lúcia de Miranda | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rosangela Maria Ferreira da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcellos, Walison Arthuso | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Adivane Terezinha | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Ana Leticia Pilz de | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Ângela Leão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19056 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.70615/alemur.v9i1.7017 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020183 | - |
Descrição: dc.description | Para evitar a propagação do vírus causador da Covid-19, o mundo inteiro adotou medidas de fechamento do comércio, resultando em alto índice de desemprego. Com base nisso, membros do Núcleo da Cátedra Unesco: Água, Mulheres e Desenvolvimento, professores da UFOP, da UFMG e do mestrado profissional do Programa de pós-graduação em Sustentabilidade, propuseram esse projeto de ação extensionista para promover a geração de renda, a melhora na qualidade de vida e a especialização profissional de pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, foram oferecidos cursos de extensão de forma remota. Os cursos foram: (i) Fabricação de sabão e produtos de higiene; (ii) Meio ambiente; (iii) Cuidados em saúde aplicados à pandemia da Covid-19; (iv) Formação para trabalhadores(as) informais; e Elaboração de Projetos. Neste artigo, a partir das respostas dos alunos, procurou-se analisar suas percepções frente aos cursos oferecidos. Percebeu-se que muitas pessoas se inscreveram acreditando que cursos remotos são para quem não tem tempo. Notou-se ainda o problema de que muitas pessoas têm de acesso à internet e, o mais importante, que os professores têm a capacidade de influenciar positivamente na vida das pessoas, ao buscarem assuntos pertinentes e com embasamento científico, em linguagem de fácil entendimento, para assim, mesmo que remotamente, tentar melhorar a qualidade de vida da população. | - |
Descrição: dc.description | To prevent the spread of the Covid-19 virus, the entire world adopted measures to close businesses, resulting in a high unemployment rate. Based on this, members of the UNESCO Chair Core: Water, Women, and Development, professors from UFOP, UFMG, and the professional master's program in Sustainability proposed this extension action project to promote income generation, improve quality of life, and provide professional specialization for individuals in socio-economic vulnerability. To achieve this, remote extension courses were offered. The courses included: (i) Soap and hygiene product manufacturing; (ii) Environment; (iii) Health care applied to the Covid-19 pandemic; (iv) Training for informal workers; and (v) Project Development. In this article, based on student responses, an analysis was conducted to understand their perceptions of the offered courses. It was observed that many people enrolled with the belief that remote courses are for those who do not have time. Additionally, the issue of limited internet access was noted, and, most importantly, it was recognized that teachers have the capacity to positively influence people's lives byaddressing relevant topics with a scientific foundation in easily understandable language. This approach aims to, even remotely, enhance the quality of life for the population. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Todos os documentos publicados na Alemur são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação. Fonte: Alemur <https://periodicos.ufop.br/alemur/about>. Acesso em: 23 ago 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cursos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edital interinstitucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia de COVID-19 | - |
Título: dc.title | Combate à vulnerabilidade laboral : tentativa de minimizar efeitos da pandemia por meio de cursos remotos. | - |
Título: dc.title | Combating labor vulnerability : an attempt to minimize the effects of the pandemic. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: