
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Maurício José da | - |
| Autor(es): dc.creator | Cavalcante, Tamer Stefani Guimarães | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosso, Osvaldo Anibal | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Joel José Puga Coelho | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ricardo Augusto Rabelo | - |
| Autor(es): dc.creator | Aquino, André Luiz Lins de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12509 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1570870518306917 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.adhoc.2019.02.009 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020167 | - |
| Descrição: dc.description | New proposals of applications and protocols for vehicular networks appear every day. It is crucial to evaluate, test and validate these proposals on a large scale before deploying them in the real world. Simulation is by far the preferred method by the researchers to evaluate their proposals in a scalable way with low costs. It is known, in vehicular network simulators, that realistic mobility models are the foremost requirement to make reliable evaluations. However, until then, the proposed mobility models are based on stochastic processes, introducing white noise in their formulations, which do not correspond to reality. This work presents the characterization of global, daily and hourly vehicles behavior through their velocities in different real scenarios. To perform this characterization was used the Bandt-Pompe methodology applied to time series from vehicular velocities. Then, the probability histogram was assigned to the following Information Theory quantifiers: Shannon Entropy, Statistical Complexity, and Fisher Information Measure. The application of this methodology, based on time causal Information Theory quantifiers, was possible to identify different regimes and behaviors. The results show that the vehicles velocities present correlated noise with f −k Power Spectrum ranging between 2.5 ≤ k ≤ 3 for highways traffic, 1.5 ≤ k ≤ 2 for mixed traffic, and 0.25 ≤ k ≤ 1 for denser traffic. Additionally, by using the same methodology, we verify that the mobility models used in simulation tools do not produce the same vehicular velocities dynamics observed in real scenarios, the best one presents a correlated noise with f −k Power Spectrum ranging between 0 ≤ k ≤ 2.5, for all traffic analyzed. These results suggest that these models must be improved. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vehicles characterization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobility models | - |
| Título: dc.title | Study about vehicles velocities using time causal Information Theory quantifiers. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: