
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fé Neto, Jair Pedro da | - |
| Autor(es): dc.creator | Torisu, Edmilson Minoru | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17161 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14393/REP-2022-65031 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020164 | - |
| Descrição: dc.description | Este texto apresenta um recorte de dissertação de mestrado, cujo principal objetivo foi analisar de que forma questões da prova de Matemática do ENEM, ao serem reelaboradas por um professor de um cursinho popular, contribuem para a promoção de uma educação popular, levando em conta princípios da educação matemática crítica. A sustentação teórica foi encontrada nas discussões acerca da educação popular e da educação matemática crítica. Os dados foram coletados por meio de discussões em forma de diálogos e entrevistas, ao longo de seis encontros síncronos via plataforma Google Meet, com sete participantes de um cursinho popular de Minas Gerais. Alguns resultados mostram que a maneira como os encontros aconteceram contribuiu para uma educação popular dos estudantes, conectando libertação e empowerment, esperança e foregrounds, leitura e escrita do mundo e matemacia. | - |
| Descrição: dc.description | This text presents an excerpt from a master's thesis, whose main objective was to analyze how questions from the ENEM Mathematics test, when rewritten by a teacher from a popular prep course, contribute to the promotion of a popular education, taking into account principles of critical mathematics education. Theoretical support was found in the discussions about popular education and critical mathematics education. The data was collected through discussions in the form of dialogues and interviews, over six synchronous meetings via Google Meet platform, with seven participants from a popular prep course in Minas Gerais, Brazil. Some results show that the way the meetings took place contributed to a Popular Education for the students, connecting liberation and empowerment, hope and foregrounds, world reading and writing, and Math acquiring. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Revista de Educação Popular permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/327>. Acesso em: 05 maio 2022. | - |
| Título: dc.title | Interseções entre educação popular e educação matemática crítica : explorando questões reelaboradas do ENEM em um cursinho popular. | - |
| Título: dc.title | Intersections between popular education and critical mathematical education : exploring rewritten ENEM questions in a popular prep course. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: