Cangas ferruginosas : proposta pedagógica sobre a necessidade de conservação de um ecossistema ameaçado.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMaciel, Jalula Maria Lage-
Autor(es): dc.creatorCarmo, Flávio Fonseca do-
Autor(es): dc.creatorKamino, Luciana Hiromi Yoshino-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Leandro Marcio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:37:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:37:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10972-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020152-
Descrição: dc.descriptionA educação ambiental (EA), enquanto campo epistemológico, pode auxiliar no despertar da compreensão do papel do indivíduo no ambiente. Neste trabalho, apresenta-se o resultado da parceria entre o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto e o Instituto Prístino, com o objetivo de desenvolver uma cartilha de EA, envolvendo o ecossistema de canga, para professores e alunos do ensino fundamental II. Em Minas Gerais, os ecossistemas ferruginosos – conhecidos como “cangas” – apresentam características abióticas que resultaram em um dos ambientes com maior endemismo vegetal do Brasil. Atuando como reserva hídrica que abastece mananciais da região metropolitana de Belo Horizonte, as cangas estão na lista dos ecossistemas mais ameaçados, em especial pela mineração. Este artigo fornece conceitos, peculiaridades, importâncias, ameaças e desafios, além de exercícios de fixação e discussão contextualizada, sendo, portanto, uma ferramenta diferenciada para o ensino de Ciências.-
Descrição: dc.descriptionEnvironmental Education (EE), while an epistemological field, may assist to awake the comprehension of individuals’ role within the environment. In this work, we present the result of a partnership between the Professional Masters Studies in Science Teaching from the Federal University of Ouro Preto and the Prístino Institute, aiming to develop an EE textbook involving the canga ecosystem for teachers and students of the basic education. In Minas Gerais, ferruginous ecosystems – known as “Cangas” – present abiotic characteristics that resulted in one of the environments with higher plant endemism in Brazil. Acting as a water reservoir that supplies water sources of the metropolitan region of Belo Horizonte, the Cangas are on the list of the most endangered ecosystems, especially by mining. This article provides concepts, peculiarities, importance, threats and challenges, in addition to fixation exercises and contextualized discussion being, therefore, a differentiated tool for Science teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Pós-Graduação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pós-Graduação <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/index>. Acesso em: 08 abr. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração universidade-escolas-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos naturais-
Palavras-chave: dc.subjectMineração-
Palavras-chave: dc.subjectCartilha-
Título: dc.titleCangas ferruginosas : proposta pedagógica sobre a necessidade de conservação de um ecossistema ameaçado.-
Título: dc.titleFerruginous cangas : pedagogical proposal about the conservation necessity of a threatened ecosystem.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.