Centroides, Teorema de Pappus-Guldin e o cálculo de volume de sólidos de revolução : uma proposta para futuros professores do Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Wenderson Marques-
Autor(es): dc.contributorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Wenderson Marques-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Alexander Fernandes da-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Geraldo César Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Imaculada Coelho da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:37:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:37:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12156-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020134-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta uma proposta para calcular o volume de quaisquer sólidos de revolução de uma maneira compreensível para os alunos do Ensino Médio. A proposta visa desenvolver uma atividade baseada no Teorema de Pappus-Guldin e foi trabalhada com os graduandos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. O Teorema de Pappus-Guldin é apresentado abordando seus aspectos históricos e algumas aplicações para cálculo de volume. Para tal, foi necessário realizar um estudo sobre centroide de várias figuras planas, usando alguns conceitos presentes nos livros de Cálculo Diferencial e Integral. O software GeoGebra foi utilizado constituindo-se em uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da proposta didática, ilustrando a importância de se utilizar tecnologias digitais no ensino da Matemática.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents a didactic proposal for the calculart of the volume of any solid of revolution in an understandable way for high school students. The proposal aims to develop a didactic activity baseada on the Pappus-Guldin Theorem. The proposal was applied in a class of undergraduate students of Mathematics at Universidade Federal de Ouro Preto. The Pappus-Guldin Theorem is presented adressing its historical aspects and some applications to volume calculation. A study of centroid of flat figures based on books of Differential and Integral Calculus was necessary to our purposes. The GeoGebra software was a fundamental tool for the development of the didatic proposal, illustrating the importance of using digital technologies in mathematical teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAn error occurred getting the license - uri.-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/04/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoremas-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo diferencial-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra - software-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo integral-
Título: dc.titleCentroides, Teorema de Pappus-Guldin e o cálculo de volume de sólidos de revolução : uma proposta para futuros professores do Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.