Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Emílio Carlos Roscoe | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Emílio Carlos Roscoe | - |
Autor(es): dc.contributor | Viana, Maria Rita Drummond | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, André Ferreira Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Boaventura, Jociele Cristiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18408 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020086 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo investigar os recursos de comunicação da memória empregados por Dr. Benedict M. Copeland, personagem de The Heart Is a Lonely Hunter, escrito por Carson McCullers (1917-1968) e publicado em 1940. A personagem, um médico negro nascido no Sul dos Estados Unidos, ambiciona recuperar, através do discurso oral, a identidade do povo negro que havia sido inviabilizada desde a diáspora escravagista iniciada no território, no século XVI. No entanto, todas as suas investidas falham por circunstâncias internas e externas a ele. Buscamos, assim, apresentar algumas hipóteses para compreender o que levou Dr. Copeland a falhar em sua empreitada, que anos mais tarde seria concretizada por Martin L. King Jr., compreendendo os aspectos históricos que antecedem e permeiam os eventos da narrativa. Para isso, utilizaremos como base teórica as obras de Jill Lepore (2020), David W. Blight (2002) e James M. McPherson (2014). As obras de Jeanne Marie Gagnebin (2006; 2016) nos ajudam a pensar a questão da memória, enquanto os trabalhos de Frantz Fanon (2008), Achille Mbembe (2014; 2018), Grada Kilomba (2019) e James Baldwin (2020) nos ajudam a pensar sobre as questões sociais, raciais e psicológicas da personagem em questão. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to investigate the memory communication resources employed by Dr. Benedict M. Copeland, a character in The Heart is a Lonely Hunter written by Carson McCullers (1917-1968) and published in 1940. The character, a Black doctor born in the Southern United States, aspires to reclaim the identity of the Black people that had been compromised since the slave diaspora that began in the 16th century in the United States. He attempts to achieve this through oral discourse. However, all his efforts fail due to personal and external reasons. Thus, we seek to present some hypotheses to understand why Dr. Copeland failed in his endeavor, which would later be realized by Martin Luther King Jr. Therefore, understanding the historical aspects that precede and surround the narrative events is necessary. To do so, we will rely on the theoretical works of Jill Lepore (2020), David W. Blight (2002), and James M. McPherson (2014). The works of Jeanne Marie Gagnebin (2006; 2026) help us contemplate the issue of memory, while the works of Frantz Fanon (2008), Achille Mbembe (2014; 2018), Grada Kilomba (2019), and James Baldwin (2020) assist us in thinking about the social, racial, and psychological issues related to the character in question. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estados Unidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carson McCullers | - |
Título: dc.title | A comunicação da memória na elaboração de uma entidade coletiva em "The heart is a lonely hunter", de Carson McCullers. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: