Objetos dinâmico-táteis como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos por um discente cego.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcos Antonio Pereira da-
Autor(es): dc.creatorPatrocínio, Sandra de Oliveira Franco-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Jomara Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:37:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:37:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19991-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.55905/revconv.17n.12-303-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020082-
Descrição: dc.descriptionO artigo tem por objetivo discutir o uso de um novo recurso didático: o objeto dinâmico-tátil (ODT) como mediador na construção de modelos mentais de conceitos químicos - sendo eles eletronegatividade, de momento de dipolo elétrico e de polaridade de moléculas - por um estudante com deficiência visual (ECDV). Essa pesquisa é de natureza qualitativa e se deu por um estudo de caso único. Para a geração dos dados, foram ministradas aulas para um ECDV, que ficaram registradas em áudio e em vídeo. Os resultados advindos do primeiro momento da pesquisa revelaram que o ECDV considera primordial o uso de recursos táteis para facilitar o aprendizado. Durante a validação dos ODTs, o cego ao interagir com a tensão em uma borracha elástica e ao aproximar ou afastar ímãs, experimentou tatilmente o nível sensorial muscular, o que possibilitou uma integração dinâmica e simultânea de informações sobre a entidade a ser modelada, auxiliando na construção de modelos mentais dos fenômenos estudados.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to discuss the use of a new didactic resource: the dynamic-tactile object (DTO) as mediator in the construction of mental models of chemical concepts - being electronegativity, electric dipole moment and polarity of molecules - for a student with visual impairment (VIS). This research is of a qualitative nature and was based on a single-case study. For data generation, classes were taught for a VIS, which were recorded in audio and video. The results from the first moment of the research revealed that the VIS considers the use of tactile resources to facilitate learning to be essential. During the validation of the DTO’s, the blind person, when interacting with the tension in an elastic rubber and when approaching or moving magnets, tactilely experienced the muscular sensorial level, which allowed a dynamic and simultaneous integration of information about the entity to be modeled, helping in the construction of mental models of the studied phenomena.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Contribuciones a las Ciencias Sociales estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em: 25 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectObjeto dinâmico-tátil-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectModelos mentais-
Palavras-chave: dc.subjectPolaridade de moléculas-
Título: dc.titleObjetos dinâmico-táteis como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos por um discente cego.-
Título: dc.titleDynamic-tactile objects as mediators in the construction of mental models of chemical concepts by a blind student.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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