Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Marcos Antonio Pereira da | - |
Autor(es): dc.creator | Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Jomara Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19991 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/revconv.17n.12-303 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020082 | - |
Descrição: dc.description | O artigo tem por objetivo discutir o uso de um novo recurso didático: o objeto dinâmico-tátil (ODT) como mediador na construção de modelos mentais de conceitos químicos - sendo eles eletronegatividade, de momento de dipolo elétrico e de polaridade de moléculas - por um estudante com deficiência visual (ECDV). Essa pesquisa é de natureza qualitativa e se deu por um estudo de caso único. Para a geração dos dados, foram ministradas aulas para um ECDV, que ficaram registradas em áudio e em vídeo. Os resultados advindos do primeiro momento da pesquisa revelaram que o ECDV considera primordial o uso de recursos táteis para facilitar o aprendizado. Durante a validação dos ODTs, o cego ao interagir com a tensão em uma borracha elástica e ao aproximar ou afastar ímãs, experimentou tatilmente o nível sensorial muscular, o que possibilitou uma integração dinâmica e simultânea de informações sobre a entidade a ser modelada, auxiliando na construção de modelos mentais dos fenômenos estudados. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to discuss the use of a new didactic resource: the dynamic-tactile object (DTO) as mediator in the construction of mental models of chemical concepts - being electronegativity, electric dipole moment and polarity of molecules - for a student with visual impairment (VIS). This research is of a qualitative nature and was based on a single-case study. For data generation, classes were taught for a VIS, which were recorded in audio and video. The results from the first moment of the research revealed that the VIS considers the use of tactile resources to facilitate learning to be essential. During the validation of the DTO’s, the blind person, when interacting with the tension in an elastic rubber and when approaching or moving magnets, tactilely experienced the muscular sensorial level, which allowed a dynamic and simultaneous integration of information about the entity to be modeled, helping in the construction of mental models of the studied phenomena. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Contribuciones a las Ciencias Sociales estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em: 25 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objeto dinâmico-tátil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos mentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polaridade de moléculas | - |
Título: dc.title | Objetos dinâmico-táteis como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos por um discente cego. | - |
Título: dc.title | Dynamic-tactile objects as mediators in the construction of mental models of chemical concepts by a blind student. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: