Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14564 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p122-134.id1001 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020071 | - |
Descrição: dc.description | El presente texto deviene de la experiencia de intercambio (práctica profesional) entre instituciones que forman a maestros y profesores en Brasil y en Uruguay y tiene como objetivo presentar elementos para que se comprenda cómo se caracterizan las prácticas de inserción e inducción profesional docente compartidas. Recurrimos, inicialmente, a algunos aportes teóricos para buscar conceptualizar la práctica de inserción e inducción profesional. Especialmente a partir de las definiciones sobre inicio de carrera e inserción profesional presentadas por Lima (1999), Vaillant & Marcelo García (2012) y de inducción profesional fundamentadas en las contribuciones de Ferreira y Reali (2005) presentamos experiencias conducidas por cuatro instituciones formadoras que integran diferentes dimensiones de la práctica profesional, articulando cultura, currículo, investigación, política y demandas pedagógicas. Los resultados nos remiten al entendimiento de la colaboración y asociación entre institución formadora y escuela de Educación Básica y la relación inescindible entre enseñanza, investigación y extensión al configurarse como marcas y experiencias formadoras poderosas para iniciación a la docencia, inducción e inserción profesional. | - |
Descrição: dc.description | O presente texto decorre da experiência de intercambio (Passantía) entre instituições que formam professores no Brasil e no Uruguai e tem por objetivo apresentar elementos para que se compreenda como se caracterizam as práticas de inserção e indução profissional docente compartilhadas. Recorremos, inicialmente a alguns aportes teóricos para buscarmos conceituar a prática de inserção e indução profissional. Especialmente a partir das definições sobre início de carreira e inserção profissional apresentadas por Lima (1999), Vaillant & Marcelo García (2012) e de indução profissional alicerçadas nas contribuições de em Ferreira e Reali (2005) apresentamos experiências conduzidas por quatro instituições formadoras que integram diferentes dimensões da prática profissional, articulando cultura, currículo, investigação, política e demandas pedagógicas. Os resultados nos remetem para o entendimento da colaboração e parceria entre instituição formadora e escola de Educação Básica e a indissociabilidade ensino pesquisa e extensão enquanto configuram-se como marcas e experiências formadoras potentes para a iniciação à docência, indução e inserção profissional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | La Revista Paradigma utiliza la licencia internacional Creative Commons Attribution 4.0. Los artículos y otros trabajos publicados en Paradigma se convierten en propiedad de la revista. Una nueva publicación del mismo texto, por iniciativa de su autor o de terceros, está sujeta a la mención expresa de la precedencia de su publicación en esta revista, mencionando la edición y la fecha de dicha publicación. Fonte: Revista Paradigma <http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/about>. Acesso em: 08 jun. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiencias curriculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Asociación universidad-escuela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práctica profesional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Passantía | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parceria universidade-escola | - |
Título: dc.title | Experiencias de formación docente en contextos de inserción e inducción profesional en instituciones brasileñas y uruguayas. | - |
Título: dc.title | Experiências de formação docente em contextos de inserção e indução profissional em instituições brasileiras e uruguaias | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: