
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Jussara Jéssica | - |
| Autor(es): dc.creator | Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque | - |
| Autor(es): dc.creator | Rezende, Ana Flávia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18224 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.390.123685 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020050 | - |
| Descrição: dc.description | Com o objetivo de compreender a construção teórica da liderança e as transformações ocorridas no campo da Administração, este artigo utiliza a Teoria Crítica como suporte epistemológico para analisar conceitos e condições históricas das Teorias Tradicionais da Liderança. Especificamente, investigamos as teorias de liderança: abordagem do traço pessoal, abordagem do estilo, abordagem contingencial e a abordagem da nova liderança. Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando o método hermenêutico-dialético, concluímos que as teorias de liderança naturalizaram interesses gerenciais sem considerar a natureza conflituosa das organizações. Esse processo de naturalização foi criticamente refletido neste artigo, questionando o conceito de liderança e suas implicações. Percebemos que as teorias que se configuram como Teorias Tradicionais desconsideram o contexto histórico e conflituoso da origem do fenômeno, produzindo racionalidades instrumentais, naturalizadas e a serviço do capital. A abordagem crítica proposta neste estudo é um ponto forte, oferecendo um parâmetro para pesquisas empíricas baseadas nos estudos críticos organizacionais. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In order to understand the theoretical construction of leadership and the transformations that have occurred in the field of administration, this article uses Critical Theory as an epistemological support to analyze concepts and historical conditions of Traditional Theories of Leadership. Specifically, we investigate the following leadership theories: trait approach, style approach, contingency approach, and new leadership approach. Through qualitative research using the hermeneutic-dialectical method, we concluded that leadership theories have naturalized managerial interests without considering the conflictual nature of organizations. This naturalization process was critically reflected upon in this article, questioning the concept of leadership and its implications. We found that theories that configure themselves as Traditional Theories disregard the historical and conflictual context of the phenomenon, producing instrumental, naturalized rationalities in service of capital. The critical approach proposed in this study is a strong point, offering a parameter for empirical research based on critical organizational studies. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria tradicional de gestão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutico-dialética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudos críticos organizacionais | - |
| Título: dc.title | Teorias tradicionais de liderança a partir de uma perspectiva crítica. | - |
| Título: dc.title | Traditional theories of leadership from a critical perspective. | - |
| Título: dc.title | Torías tradicionales de liderazgo desde una perspectiva crítica. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: