Modelagem matemática nos anos finais do ensino fundamental : potencialidades de uma abordagem para além da sala de aula.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Neuber Silva-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Neuber Silva-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lourdes Maria Werle de-
Autor(es): dc.contributorReis, Frederico da Silva-
Autor(es): dc.creatorMartins, Janaína Milagres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:37:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:37:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20098-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019962-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação descreve a implementação da abordagem didático-pedagógica da Modelagem Matemática, destacando que parte da coleta de dados ocorreu em uma pista de caminhada. A pesquisa foi conduzida por meio da abordagem qualitativa com delineamento exploratório. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual de Minas Gerais, com a participação de 30 alunos do 7o ano do Ensino Fundamental e seu professor regente. A questão norteadora da pesquisa é: Quais são as possíveis contribuições de uma prática de Modelagem Matemática em uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental para a mobilização de conteúdos matemáticos e para a formação cidadã dos alunos? O objetivo geral consiste em explicitar as contribuições da Modelagem Matemática para a mobilização de conteúdos matemáticos e para a formação cidadã dos alunos, a partir do desenvolvimento de práticas de Modelagem Matemática. O referencial teórico adotado compreende a abordagem didático-pedagógica da Modelagem Matemática estruturada por meio de um ciclo de Modelagem Matemática. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: diário de campo, gravações de áudio, questionários (inicial e final), registros escritos e observações da prática. A análise dos dados foi organizada em três categorias que analisam a mobilização de conteúdos matemáticos e o modo como essa mobilização ocorreu durante a abordagem; as habilidades relacionadas à formação cidadã; e as potencialidades e dificuldades evidenciadas durante o desenvolvimento das práticas de Modelagem Matemática. Os resultados evidenciam a mobilização de conteúdos matemáticos em espiral, bem como o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades matemáticas e sociais. Além disso, destacam-se as contribuições da Modelagem Matemática para o desenvolvimento da compreensão matemática dos alunos e para a formação cidadã. Por fim, são discutidas as dificuldades enfrentadas ao longo do processo, fornecendo subsídios para reflexões e aprimoramentos futuros da prática pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation describes the implementation of the didactic-pedagogical approach of Mathematical Modeling, highlighting that part of the data collection took place on a walking track. The research was conducted using a qualitative approach with an exploratory design. The study was carried out in a public state school in Minas Gerais, involving 30 seventh-grade students from Elementary School and their lead teacher. The guiding research question is: What are the possible contributions of a Mathematical Modeling practice in a seventh-grade Elementary School class to the mobilization of mathematical content and the students' civic education? The general objective is to highlight the contributions of Mathematical Modeling to the mobilization of mathematical content and the students' civic education through the development of Mathematical Modeling practices. The theoretical framework adopted encompasses the didactic-pedagogical approach of Mathematical Modeling, structured through a Mathematical Modeling cycle. The data collection instruments included a field journal, audio recordings, questionnaires (initial and final), written records, and observations of the practice. Data analysis was organized into three categories that analyze mobilization mobilization of mathematical content and how it occurred within the approach; the skills related to civic education; and the potentialities and challenges encountered during the development of Mathematical Modeling practices. The results highlight the spiral mobilization of mathematical content, as well as the development and enhancement of both mathematical and social skills. Additionally, the contributions of Mathematical Modeling to students' mathematical understanding and civic education are emphasized. Finally, the challenges faced throughout the process are discussed, providing insights for future reflections and improvements in pedagogical practice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/04/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação cidadã-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem didático-pedagógica-
Título: dc.titleModelagem matemática nos anos finais do ensino fundamental : potencialidades de uma abordagem para além da sala de aula.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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