Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Alberto de Freitas Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Prado, Jan Alyne Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Alberto de Freitas Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Gameiro, Danton Heleno | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Nair Prata Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Mônica de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8538 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019961 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação procurainvestigar como as práticas educomunicativas foram incorporadas no curso Elaboração de Spots e Manuseio da Plataforma Web Rádio Água, ministrado para os conselheiros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, pelo Projeto Web Rádio Água, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). Como suporte metodológico, esse trabalho recorre ao estudo de caso e a técnicas de coletas de dados como observação direta, realização de entrevistas e análises documentais. O estudo busca entender como este novo campo do conhecimento que interliga a educação e a comunicaçãopode contribuir para o fortalecimento do processo comunicativo na gestão das águas. Para análise do curso, foram utilizadas como parâmetros as áreas de intervenção da Educomunicação, delineadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo (USP). Uma das conclusões da pesquisa aponta para o fato que, embora o curso, objeto deste estudo, siga conceitos educomunicativos, o resultado proposto não foi alcançado em sua totalidade, por erros e limitações na sua gestão comunicativa. | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation seeks to investigate how educational practices were incorporated in the course "Sprinkler Development and Handling of the Web Radio Water Platform", taught to the councilors of the River Basin Committee of the Paranaíba River Water Web Project, in partnership with the Agency National Water Agency (ANA). As a methodological support, this paper uses case studies and data collection techniques such as direct observation, interviews and documentary analysis. The study seeks to understand how this new field of knowledge that interconnects education and communication can contribute to the strengthening of the communicative process in water management. For the analysis of the course, the areas of intervention of the Educommunication, outlined by the Center of Communication and Education (NCE) of the University of São Paulo (USP), were used as parameters. One of the conclusions of the research points to the fact that, although the course, object of this study, follows educational concepts, the proposed result was not reached in its totality, due to errors and limitations in its communicative management. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abastecimento de água | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bacias hidrográficas - administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino audiovisual | - |
Título: dc.title | Educomunicação para a gestão da água : estudo de caso da Web rádio Água no CBH-Paranaíba. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: