Reflexões sobre a decolonização do conhecimento matemático por meio da Lei 10.639/2003 e da etnomodelagem.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPaixão, Lucas Junior-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:37:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:37:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20790-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019941-
Descrição: dc.descriptionUm dos principais objetivos deste artigo teórico é a desconstrução de estereótipos relacionados com a Matemática e, também, a valorização e o respeito pelos saberes e fazeres matemáticos desenvolvidos localmente, tendo a consciência de que a discussão aqui proposta não se caracteriza como uma solução imediata para o secularismo que colonizou processos de ensino e aprendizagem em Matemática, que precisam insurgir-se decolonizados por meio da Educação para as Relações Étnico-Raciais e, consequentemente, pela implementação da Lei nº 10.639/2003 nas salas de aula e no ambiente escolar, por meio da Etnomodelagem. A discussão aqui apresentada destaca a importância do cumprimento da obrigatoriedade dessa Lei, pois embora a sua promulgação represente um avanço na promoção da igualdade e da equidade racial e cultural no Brasil, esta exigência ainda não garante a sua implementação nas salas de aula ou no sistema escolar. Portanto, destaca-se a importância da valorização e do respeito às temáticas afrodescendentes brasileiras e africanas nos currículos escolares brasileiros por meio de ações pedagógicas fundamentadas culturalmente que são realizadas nas salas de aula das instituições de ensino responsáveis pela difusão dos conhecimentos, saberes, fazeres e práticas matemáticas locais e globais enraizadas no dinamismo cultural e permeadas pelos processos de decolonização.-
Descrição: dc.descriptionOne of the main objectives of this theoretical article is the deconstruction of stereotypes related to Mathematics and, also, the appreciation and respect for locally developed mathematical knowledge and practices, being aware that the discussion proposed here is not characterized as an immediate solution to the secularly colonized teaching and learning processes in Mathematics, which need to be decolonized through Education for EthnicRacial Relations and, consequently, with the implementation of Law No. 10.639/2003 in classrooms and in the school environment through Ethnomodeling. The discussion presented here highlights the importance of complying with the obligation this Law, because although the promulgation of this Law represents an advance in the promotion of equality and racial and cultural equity in Brazil, this requirement still does not guarantee its implementation in classrooms or in the school system. Therefore, the importance of valuing and respecting Brazilian and African Afro-descendant themes in Brazilian school curricula is highlighted through culturally based pedagogical actions conducted in the classrooms of educational institutions responsible for the dissemination of local and global mathematical knowledege, knowing, doing, and practices rooted in cultural dynamism and permeated by decolonization processes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Com a Palavra, o Professor permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7488>. Acesso em: 20 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonização-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomodelagem-
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/2003-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e fazeres matemáticos-
Título: dc.titleReflexões sobre a decolonização do conhecimento matemático por meio da Lei 10.639/2003 e da etnomodelagem.-
Título: dc.titleReflections on the decolonization of mathematical knowledge through Law 10,639/2003 and ethnomodelling.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.