Educação ambiental e formação inicial de professores : vivências de um curso de extensão em um parque urbano.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Cláudia Avellar-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Angélica Cosenza-
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Cláudia Avellar-
Autor(es): dc.creatorTomaz, Christiane das Graças Cassiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:37:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:37:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19437-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019936-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho investigou as possibilidades de utilização de um espaço não escolar para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental na formação de licenciandos. Esse espaço é localizado no centro histórico de Mariana - Minas Gerais e seu nome é Parque Municipal Estância Ecológica do Cruzeiro. O parque se encontra em um processo de estruturação com obras de infraestruturas para abrigar sua sede administrativa e melhor atender aos visitantes. O objetivo foi compreender os sentidos e significados construídos pelos licenciandos do Campus do Instituto de Ciências Humanas e Sociais /Universidade Federal de Ouro Preto-Minas Gerais sobre o ambiente, sua preservação as questões socioambientais que interpelam o Parque Municipal Estância Ecológica do Cruzeiro, durante sua participação em um Curso de Extensão em Educação Ambiental. Para elaboração do curso, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre a EA nos documentos de Políticas Curriculares Brasileiras e a análise das Macrotendências da EA propostas por Layrargues e Lima (2014) e suas contribuições para as pesquisas no campo. A participação dos licenciandos no curso foi registrada em vídeos e as transcrições de suas falas foram usadas em um processo de análise qualitativa, para construirmos mapas de eventos das atividades desenvolvidas a partir dos referenciais teórico metodológicos da etnografia interacional e da análise do discurso de vertente bakhtiniana. O curso que buscamos construir como produto desse Mestrado Profissional, ocorreu no Parque e abordou questões socioambientais do município. As análises da participação dos licenciandos indicaram que os sentidos e significados sobre o Parque Municipal do Cruzeiro foram se alterando ao longo do curso. Após o curso, entendemos que estes licenciandos percebem que estes espaços podem contribuir para se pensar novas possibilidades de trabalho a partir da Educação Ambiental. Esse outro sentido pode se relacionar a uma valorização do lugar como espaço educativo, para além do sentido de perigo. Logo, entendemos que os licenciandos são capazes de usar os conhecimentos construídos nesse contexto formativo para analisar e criticar acontecimentos em outros contextos que envolvem as questões socioambientais locais e globais.-
Descrição: dc.descriptionThis work sought to investigate the possibilities of using a non-school space to develop environmental education activities in the training of undergraduates. This space is located in the historic center of Mariana - Minas Gerais and its official name is Parque Municipal Estância Ecológica do Cruzeiro. The park is in the process of being structured with infrastructure works to house its administrative headquarters and to better serve visitors. The aim was to understand the senses and meanings constructed by undergraduates from the Campus of the Institute of Human and Social Sciences / Federal University of Ouro Preto - Minas Gerais about the environment, its preservation and the socio-environmental issues that challenge the Estância Ecológica do Cruzeiro Municipal Park, during their participation in an Extension Course in Environmental Education. To prepare the course, we presented a bibliographic survey of environmental education in Brazilian curriculum policy documents and an analysis of the environmental education macro-trends proposed by Layrargues and Lima (2014) and their contributions to research in the field. The undergraduates' participation in the course was recorded on video and the transcripts of their speeches were used in a process of qualitative analysis, to build event maps of the activities developed based on the theoretical and methodological references of Bakhtinian discourse analysis. The course, which we sought to build as a product of this Professional Master's Degree, was then used for a qualitative analysis. The analysis of the undergraduates' participation indicated that the meanings and significance of the Cruzeiro Municipal Park changed throughout the course. After the course, we understand that these undergraduates realize that these spaces can contribute to thinking up new possibilities for work based on Environmental Education. This other sense may be related to an appreciation of the place as an educational space, beyond the sense of danger. Therefore, we understand that the undergraduates are able to use the knowledge built up in this training context to analyze and criticize events in other contexts involving local and global socio-environmental issues.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço não escolar de educação-
Título: dc.titleEducação ambiental e formação inicial de professores : vivências de um curso de extensão em um parque urbano.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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