
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Plínio Cavalcanti | - |
| Autor(es): dc.creator | Magalhães, Adil Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3382 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019895 | - |
| Descrição: dc.description | Inequações é um tema que gera dificuldades no trabalho de formação inicial de professores. Este estudo procurou contribuir para o enfrentamento dessas dificuldades através da proposição de uma sequência de atividades de sala de aula, cuja concepção parte da retomada do desenvolvimento do pensamento algébrico e funcional dos estudantes do curso de licenciatura em matemática. A ideia da construção dessa sequência de atividades é conectar e integrar, no processo de ensino, diferentes possibilidades de atuação didático-pedagógica sobre as dificuldades na aprendizagem das inequações identificadas a partir da literatura especializada. A pergunta que orientou o desenvolvimento do estudo foi, então, a seguinte: qual seria o impacto do trabalho com uma sequência de atividades desse tipo sobre a aprendizagem do tema por alunos do curso de matemática? Durante a aplicação da sequência de atividades em questão, os 17 alunos (licenciandos) trabalharam primeiro individualmente e, em seguida, em grupos, de modo a se estimular a troca de informações e reflexões. A sequência foi aplicada pelo professor regente de uma disciplina obrigatória do curso, cuja ementa incluía o estudo das inequações. Os dados que nos permitiram construir uma resposta fundamentada para a questão de pesquisa foram coletados principalmente através de cadernos de aula contendo as formas de resolução das questões que compunham as diferentes atividades realizadas pelos alunos, das notas de campo do pesquisador e, complementarmente, da gravação das aulas em vídeo. As análises nos levaram a concluir que o impacto foi positivo, porém limitado a alguns aspectos da aprendizagem sobre o tema. Nas Considerações Finais apresentamos uma interpretação dos resultados, situando este estudo em relação a outros similares, já relatados na literatura. | - |
| Descrição: dc.description | Inequalities is a theme that usually brings difficulties to the student in prospective teacher education studies. In this Dissertation we offer a contribution to the work through these difficulties by presenting a sequence of activities for use in (either university or school) mathematics classroom. Our idea in structuring the activities is based on the development of student’s algebraic and functional thinking, leading them, eventually, to development of problem-solving skills concerning the process of modeling situations with inequalities. We intend to connect and integrate, in the teaching process, different possibilities of teachers didactical and pedagogical actions on difficulties related to the learning of the theme inequalities already identified in the literature. The question that oriented this was: what would be the impact of the work with a sequence of activities conceived this way on pre-service student teachers learning process? During six weeks, 17 student teachers worked, first individually, and then in groups, so as to exchange information and reflections on the didactical situations proposed in the activities. The sequence was applied in classroom by the regular teacher of a discipline that had Inequalities as part of its recommended program. Data were collected using the following and sources: student classroom notes, including their resolutions of the questions presented in the different activities; researcher’s field notes; videotaping. We conclude that the sequence of activities had a positive, though limited, impact on students learning. In the Final Considerations we interpret our results and situate the present study in relation to similar ones found in the literature. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98, autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inequações | - |
| Título: dc.title | Estudos das inequações : contribuições para a formação do professor de matemática na licenciatura. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: