Uma experiência entre práticas psicomotoras e jogo dramático infantil : imagens do brincar.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMeira, Thiago Carvalho-
Autor(es): dc.creatorBortolini, Neide das Graças de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:37:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:37:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13526-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25584-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019873-
Descrição: dc.descriptionEste artigo se destina ao estudo de práticas psicomotoras relacionais como base para o desenvolvimento de uma experiência com jogos dramáticos realizada com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, durante a qual, a observação crítica permitiu conduzir ações que se balizam pela subjetividade e alteridade das crianças. Partindo das proposições conceituais de Suzana Veloso Cabral (2001) sobre a Psicomotricidade Relacional, o artigo busca aproximações com teorias de teatro e educação de Peter Slade (1978), valorizando as potencialidades inventivas das crianças. Assim, o artigo apresenta aspectos relevantes dos cinco encontros realizados com os estudantes, ressaltando a evolução das vivências mediadas pela combinação da psicomotricidade relacional com o jogo dramático.-
Descrição: dc.descriptionThis article is intended for the study of relational psychomotor practices as a basis for the development of an experience with child drama carried out with students in the second year of elementary school, during which, critical observation allowed to conduct actions that are guided by the subjectivity and otherness of children. Starting from the conceptual propositions of Suzana Veloso Cabral (2001) on Relational Psychomotricity, the article seeks approaches with theories of theater and education by Peter Slade (1978), valuing the inventive potential of children. The article presents relevant aspects of the five meetings held with students, highlighting the evolution of experiences mediated by the combination of relational psychomotricity and dramatic play.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Pós permite distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2433>. Acesso em: 23 maio 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectPsicomotricidade relacional-
Palavras-chave: dc.subjectDramatizações espontâneas-
Palavras-chave: dc.subjectRelacional psychomoticity-
Palavras-chave: dc.subjectNatural dramatizations-
Palavras-chave: dc.subjectChild drama-
Título: dc.titleUma experiência entre práticas psicomotoras e jogo dramático infantil : imagens do brincar.-
Título: dc.titleAn experience between psychomotor practices and dramatic play : images of playing.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.