
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Dutra, Débora Santos de Andrade | - |
| Autor(es): dc.creator | Viana, Marger da Conceição Ventura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3846 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14244/19827199760 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019824 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo traz um estudo da utilização da metodologia da Resolução de Problemas em ambientes virtuais de aprendizagem, com o objetivo de investigar que contribuições esta pode trazer para alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil, na Educação a Distância (EAD). A pesquisa, realizada em 2010, teve a participação de alunos do curso e da modalidade mencionados, matriculados na disciplina Seminário III - Resolução e formulação de problemas como abordagem metodológica para o ensino da Matemática, em Polos de Apoio Presencial do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade. Os instrumentos de coleta de dados foram os fóruns de resolução de problemas na Plataforma Moodle, questionários e chats. Os dados coletados foram organizados e analisados segundo sua natureza e a literatura consultada. A pesquisa mostrou resultados positivos. A partir das interações analisadas e dos depoimentos dos estudantes, observou-se que a proposta de trabalho proporcionou a aprendizagem de conteúdos específicos de Matemática. Levou-os a perceber a importância de resolver problemas, incentivando a postura crítica, sem a utilização de processos mecânicos e memorizados. Além disso, permitiu que os alunos refletissem sobre sua prática profissional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | A Revista Eletrônica de Educação autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via e-mail em: 04 set. 2014. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação a distancia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | - |
| Título: dc.title | Resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem : possibilidade na educação a distância. | - |
| Título: dc.title | Problem solving in virtual learning environments : possibilities in distance education. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: