Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, Wilson José de-
Autor(es): dc.creatorLopes, Roberto Precci-
Autor(es): dc.creatorOliveira Filho, Delly-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Paulo Marcos de Barros-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rubens Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:36:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:36:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019807-
Descrição: dc.descriptionA partir do estudo de uma disciplina regular do curso de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial, para introdução do método de ensino conhecido como “Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia. Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda, uma metodologia para organização dos grupos de estudantes em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e troca de conhecimentos pelo PBL.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação em engenharia-
Título: dc.titleAprendizagem por problemas no ensino de engenharia.-
Título: dc.titleProblem-based learning in engineering teaching.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.