O voo e o ensino de Física : recortes de uma pesquisa.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCruz, Ana Carla da-
Autor(es): dc.creatorZama, Uyrá dos Santos-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Michele Hidemi Ueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:36:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:36:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19380-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0366-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019805-
Descrição: dc.descriptionEste artigo traz um recorte de uma sequência didática aplicada e analisada no computo de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências de uma universidade do estado de Minas Gerais. A questão, que norteou nossa investigação, foi como a mediação professor-aluno possibilitou o engajamento de alguns estudantes de uma escola pública ao tema aerodinâmica, por meio da observação de objetos voadores. A partir da aplicação dessas atividades, verificamos que os estudantes apresentavam dificuldades em utilizar roteiros descritivos de aulas práticas de forma autônoma, mas que quando estes foram reestruturados com elementos gráficos visuais mais adequados, despertaram grande interesse e adesão às atividades propostas. Com as mediações, os estudantes produziram contextualizações a partir das próprias experiências vivenciais que, a partir dos nossos referenciais, indica a ocorrência de aprendizagem conceitual em Física-
Descrição: dc.descriptionThis manuscript presents a snippet from a didactic sequence applied an analyzed in the context of a research from the professional Master’s Degree in Science Teaching at an university in the state of Minas Gerais. The question, which drove and motivated our investigation, was how teacher-student mediation enabled the engagement of some students, from a public school, on the topic of aerodynamics, through the observation of flying objects. During the application of these activities, we found that students had difficulties with the use of descriptive scripts for practical classes by themselves, but when they were exposed to a more appropriate visual graphic elements, great interest and adherence to the proposed activities were aroused in them. With these mediations, the students produced contextualizations based on their own lived experiences which, based on our references, indicates the occurrence of a better conceptual learning in Physics.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectAerodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectAulas práticas-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Título: dc.titleO voo e o ensino de Física : recortes de uma pesquisa.-
Título: dc.titleFlying and teaching Physics : excerpts from a research.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.