Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cruz, Ana Carla da | - |
Autor(es): dc.creator | Zama, Uyrá dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Michele Hidemi Ueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19380 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0366 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019805 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo traz um recorte de uma sequência didática aplicada e analisada no computo de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências de uma universidade do estado de Minas Gerais. A questão, que norteou nossa investigação, foi como a mediação professor-aluno possibilitou o engajamento de alguns estudantes de uma escola pública ao tema aerodinâmica, por meio da observação de objetos voadores. A partir da aplicação dessas atividades, verificamos que os estudantes apresentavam dificuldades em utilizar roteiros descritivos de aulas práticas de forma autônoma, mas que quando estes foram reestruturados com elementos gráficos visuais mais adequados, despertaram grande interesse e adesão às atividades propostas. Com as mediações, os estudantes produziram contextualizações a partir das próprias experiências vivenciais que, a partir dos nossos referenciais, indica a ocorrência de aprendizagem conceitual em Física | - |
Descrição: dc.description | This manuscript presents a snippet from a didactic sequence applied an analyzed in the context of a research from the professional Master’s Degree in Science Teaching at an university in the state of Minas Gerais. The question, which drove and motivated our investigation, was how teacher-student mediation enabled the engagement of some students, from a public school, on the topic of aerodynamics, through the observation of flying objects. During the application of these activities, we found that students had difficulties with the use of descriptive scripts for practical classes by themselves, but when they were exposed to a more appropriate visual graphic elements, great interest and adherence to the proposed activities were aroused in them. With these mediations, the students produced contextualizations based on their own lived experiences which, based on our references, indicates the occurrence of a better conceptual learning in Physics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aerodinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas práticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Título: dc.title | O voo e o ensino de Física : recortes de uma pesquisa. | - |
Título: dc.title | Flying and teaching Physics : excerpts from a research. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: