Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Marina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18364 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0110 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019800 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo analisa práticas de criação artística de cabaré, perpassando por teóricos latino-americanos que abordam tal temática, como a autora Christina Streva (2017). O objetivo foi identificar o fenômeno da junção entre arte, festa, ativismo e demais ações realizadas em diferentes frentes no cenário artístico de Belo Horizonte (MG), tais como o Teatro171, parte central do objeto desta análise. Para isso, este trabalho trouxe os conceitos de Ileana Diéguez Caballero (2011) acerca de liminaridade e de communitas, bem como o termo de carnavandalização, neologismo que parte da contração da ideia de carnavalização vândala, usando aqui o vandalismo como um ato simbólico de destruição de monumentos, paradigmas e tabus. Com isso, tais aproximações conceituais buscam criar maior embasamento para as investigações de artistas que se aventuram em ações fora do eixo mercadológico mineiro. | - |
Descrição: dc.description | This article analyzes practices of artistic creation in cabaret, going through Latin American theorists who address this theme, such as the author Christina Streva (2017). The objective was to identify the phenomenon of the junction between art, party, activism and other actions carried out on different fronts in the artistic scene of Belo Horizonte (MG), such as Teatro171, central part of the object of this analysis. For this, this work brought the concepts of Ileana Diéguez Caballero (2011) about liminality and communitas, as well as the term carnivandalization, a neologism that starts from the contraction of the idea of vandal carnivalization, using vandalism here as a symbolic act of destruction of monuments, paradigms and taboos. With that, such conceptual approaches seek to create a greater foundation for the investigations of artists who venture into actions outside of the Minas Gerais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | A Urdimento esta sob: Licença de Atribuição Creative Commons – (CC BY 4.0). Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cabaré | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carnavandalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro171 | - |
Título: dc.title | Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). | - |
Título: dc.title | Cabaret, carnivandalization and party : the Teatro171 in The East Zone of Belo Horizonte (MG). | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: