Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Savio Figueira | - |
Autor(es): dc.creator | Monnerat, Cecilia Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sergio Evangelista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19187 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://peerw.org/index.php/journals/article/view/2361 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.53660/PRW-2361-4327 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019799 | - |
Descrição: dc.description | O projeto de extensão "Aula Leve" adota uma metodologia ativa, baseada na educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics), no ensino de Física, focando em atividades laboratoriais para proporcionar uma compreensão aprofundada de circuitos elétricos em série e em paralelo. Este trabalho foi realizado com duas turmas de 8º ano do ensino fundamental de um colégio particular no interior de Minas Gerais. A primeira etapa incluiu uma investigação das concepções prévias dos alunos a respeito de como funcionaria um circuito elétrico em série e outro em paralelo por meio de questionários. Em seguida, os alunos participaram de atividades práticas, montando e analisando circuitos elétricos. A comparação dos questionários antes e depois das práticas revelou uma melhoria significativa na compreensão dos alunos. A análise dos resultados indicou um impacto notável nas concepções e compreensão dos alunos após as práticas laboratoriais. O projeto evidenciou o sucesso da metodologia ativa na promoção de uma aprendizagem envolvente, integrando teoria e prática de maneira eficaz, e destaca a importância da abordagem STEAM na educação científica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação STEAM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Título: dc.title | Aula leve - explorando circuitos elétricos com experimentação prática. | - |
Título: dc.title | Soft lesson - exploring electrical circuits through practical experimentation. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: