
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Fernanda Cristina de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Francielle Câmara | - |
| Autor(es): dc.creator | São José, Fábio de | - |
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Lidia Dely Alves de | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Carlos Alberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18738 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.56083/RCV3N10-059 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019771 | - |
| Descrição: dc.description | O programa 5 S’s é um método japonês prático e simples baseado em cinco sensos: Seiri (organização), Seiton (ordenação, padronização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (saúde) e Shitsuke (autodisciplina), que visa a qualidade dos trabalhos, produtos e processos. Tendo em vista a falta de um programa de gestão de qualidade nos laboratórios das universidades, tendo em vista a falta de um programa de implementação organizacional em laboratórios de diversas universidades), foi implantada a proposta de aplicação do programa 5 S’s no laboratório de Flotação da Universidade de Ouro Preto. A aplicação deste programa melhorou o desempenho das atividades realizadas no laboratório e as medidas adotadas bem como a criação dos Procedimentos Operacionais Padrão, diminuiu o desperdício de material de consumo, reduziu a quantidade de vidrarias quebradas, padronizou os testes realizados, conscientizou os usuários sobre a forma correta de uso dos equipamentos, aprimorou a segurança e aumentou a confiabilidade dos resultados. Em longo prazo, a aplicação do método terá um monitoramento que será feito constantemente reavaliando o programa para inspecionar os processos criados e propor novas ações. Com isso, este trabalho ressalta a importância dos 5S's para a organização e conhecimento os benefícios que geram a qualidade e produtividade do local de trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | The 5 S's program is a practical and simple Japanese method based on five senses: Seiri (organization), Seiton (ordering, standardization), Seiso (Cleanliness), Seiketsu (health) and Shitsuke (self-discipline), which aims at the quality of work, products and processes. In view of the lack of a quality management program in university laboratories, in view of the lack of an organizational implementation program in laboratories of several universities), the proposal to apply the 5 S's program in the Flotation laboratory of University of Ouro Preto. The application of this program improved the performance of activities carried out in the laboratory and the measures adopted as well as the creation of Standard Operating Procedures, reduced the waste of consumable material, reduced the amount of broken glassware, standardized the tests carried out, made users aware of the correct way of using equipment, improved safety and increased the reliability of results. In the long term, the application of the method will be monitored by constantly reevaluating the program to inspect the processes created and propose new actions. Therefore, this work highlights the importance of the 5S's for the organization and knowledge of the benefits that generate quality and productivity in the workplace. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão da qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organização | - |
| Título: dc.title | Implantação do programa 5S's no laboratório de flotação da Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Título: dc.title | Implementation of the 5S's program flotation laboratory of Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: