
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Borba, Marcelo Barros de | - |
| Autor(es): dc.creator | Louro, Ana Lúcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9823 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019754 | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. | - |
| Descrição: dc.description | In this article were approached two research studies investigating higher education professors of musical instruments through interviews, using a Thematic Oral History methodology, in cities considered to be periferical. Both works present an excerpt from the professors’ narratives: the first towards a geographical isolation experienced by professors; an the second towards directions on overcoming such isolation through cyberculture elements. Intended to contribute to discussions on the music field in regional institutions. This discussion may, possibly, be expanded to other areas of knowledge, insofar as the professors also fell isolated themselves and are able to use cybercultural resources to seek to overcome such a situation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista NUPEM estão sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista NUPEM <http://fecilcam.br/revista/index.php/nupem/index>. Acesso em: 06 mar. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Docentes universitários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituições regionais | - |
| Título: dc.title | Do girassol às redes : cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de música. | - |
| Título: dc.title | Del girasol a las redes : la cibercultura como posible superación del aislamiento geográfico de docentes de música. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: