Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Anelise Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Anelise Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Fernando Silvério de | - |
Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Cristiane | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Daniele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18675 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019749 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Essa dissertação visa explorar como as identidades linguístico culturais são representadas no livro didático utilizado no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas – CELEM de Língua Alemã, localizado no oeste do Paraná, sob uma perspectiva translinguística e transcultural. Além disso, busca-se averiguar como as políticas linguísticas, como as Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares Nacionais, abordam a língua, a cultura e as identidades dos alunos. A análise é de natureza qualitativa-quantitativa. Como base teórica no que se refere aos estudos de língua perpassamos: Kramsch (1998), Vygotsky (1987), Marcuschi (2008), Magda Soares (2004), Bagno (2007), Freire (1974, 1983, 1996), Gohn (2006), entre outros. Ao combinar insights sociolinguísticos com abordagens da linguística aplicada, é possível avaliar criticamente a eficácia dos livros didáticos de alemão em promover uma compreensão abrangente e inclusiva da língua e cultura alemãs. No referencial teórico de cultura, são abordados autores como: Baker (2017), Hall (2006, 2017), Babha (2013), e nas identidades: Stuart Hall (2011), Homi Bhabha (1994), Kathryn Woodward (2012), Blommaert (2005), Zygmunt Bauman (2001), entre outros. No contexto da interculturalidade/transculturalidade, destacamos autores como: Byram (1997), Haikkonen (1997), Risager (1998), Benessaieh (2010), Baker e Ishikawa (2021), Welsch (1999), Bhabha (1994) e Canclini (2005). As Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1998 e as diretrizes específicas de cada Estado, como as Diretrizes Curriculares para o Estado do Paraná (DCE) de 2008, serviram como base para a análise. Observou-se que as identidades culturais no livro didático seguem padrões globais de representação, refletindo uma visão culturalmente homogênea. Os resultados destacam o impacto significativo dos materiais didáticos na percepção cultural dos alunos e enfatizam a importância de uma abordagem mais ampla e complexa da interculturalidade no ensino da língua alemã. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to explore how linguistic and cultural identities are represented in the German language textbook used at the Modern Foreign Language Center - CELEM, located in western Paraná, from a translinguistic and transcultural perspective. In addition, it seeks to ascertain how language policies, such as the Curriculum Guidelines and the National Curriculum Parameters, approach language, culture and students' identities. The analysis is qualitative-quantitative. As a theoretical basis for language studies, we used: Kramsch (1998), Vygotsky (1987), Marcuschi (2008), Magda Soares (2004), Bagno (2007), Freire (1974, 1983, 1996), Gohn (2006), among others. By combining sociolinguistic insights with applied linguistic approaches, it is possible to critically evaluate the effectiveness of German textbooks in promoting a comprehensive and inclusive understanding of German language and culture. In the theoretical framework of culture, authors such as Baker (2017), Hall (2006, 2017), Babha (2013) are addressed, and in identities: Stuart Hall (2011), Homi Bhabha (1994), Kathryn Woodward (2012), Blommaert (2005), Zygmunt Bauman (2001), among others. In the context of interculturality/transculturality, we highlight authors such as: Byram (1997), Haikkonen (1997), Risager (1998), Benessaieh (2010), Baker and Ishikawa (2021), Welsch (1999), Bhabha (1994) and Canclini (2005). The Education Guidelines and Bases Law (LDB) of 1996, the National Curriculum Parameters (PCN) of 1998 and the specific guidelines of each state, such as the Curriculum Guidelines for the State of Paraná (DCE) of 2008, served as the basis for the analysis. It was observed that cultural identities in the textbook follow global patterns of representation, reflecting a culturally homogeneous vision. The results highlight the significant impact of teaching materials on students' cultural perception and emphasize the importance of a broader and more complex approach to interculturality in German language teaching. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/09/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua alemã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas | - |
Título: dc.title | Políticas linguísticas e identidades culturais em um livro didático de língua alemã utilizado no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas no Oeste do Paraná. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: