Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Aquino, Iure Borges de Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Renó, Rodolfo | - |
Autor(es): dc.creator | Rolo, Roberto Mentzingen | - |
Autor(es): dc.creator | Zingano, André Cezar | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Hernani Mota de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15451 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0370-44672020740124 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019634 | - |
Descrição: dc.description | The creation of tridimensional models that represent the quality and geomechan- ical characteristics of the rock mass to be excavated can be made by using spatial inter- polation techniques. The aim of this research is to improve the safety in underground activities, as well as to spread and popularize the use of spatial interpolation methods to represent both the spatial continuity of the quality of the rock mass and the geome- chanical variables through geostatistical methods. This article presents and demon- strates the viability of using Q-System block models estimated from the borehole data for previous classification of the rock mass surrounding the underground excavation and rock support design. The block model for the support design of galleries is justified because it allows to previously forecast the kind and quantity of support necessary for the stability of the excavation, as well as the costs with these devices, besides increas- ing the safety in the operations. Techniques of indicator kriging and ordinary kriging were used to build the Q-System index block model. The model was validated through the techniques of visual inspection and cross validation. The data used in this study were collected from the geotechnical description of 39 borehole core samples with a total measurement of 4,015 meters in Fazenda Brasileiro Mine, located in the town of Teofilândia, Bahia State, Brazil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type BY. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geostatistical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drill core | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rock mass quality | - |
Título: dc.title | Previous classification of rock mass surrounding underground excavations and rock support design using block models. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: