A história da fábrica de rádios Cacique através dos jornais (1933-1943).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFerreira, Nísio Antonio Teixeira-
Autor(es): dc.creatorPinto, Carlos Fernando Jáuregui-
Autor(es): dc.creatorSilva, Raphael Castilho Bueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:36:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:36:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20626-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.63234/radiofonias.v15i3.7678-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019611-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o que já foi escrito sobre o rádio no Brasil, encontramos lacunas quanto à história dos equipamentos produzidos e distribuídos no país. Esta percepção motivou a existência deste estudo sobre a trajetória de uma fábrica nacional que foi pioneira em desafiar a soberania estrangeira no setor: a Rádio Cacique, de São Paulo. Para tanto, observamos anúncios e notícias sobre a marca na imprensa escrita, de 1933 a 1943, período entre a criação da Cacique e os primeiros passos de uma parceria que viria com a Philips, consolidada em 1949. Concentramos a análise nas expressões de brasilidade e orgulho da indústria nacional citadas pela empresa, bem como na relevância de mercado e nas inovações tecnológicas que marcaram a primeira década de existência da Cacique.-
Descrição: dc.descriptionConsidering what has already been written about radio in Brazil, we find gaps regarding the history of the equipment produced and distributed in the country. This perception motivated the existence of this study on the trajectory of a national factory that was a pioneer in challenging foreign sovereignty in the sector: Rádio Cacique, from São Paulo. To this end, we observed advertisements and news about the brand in the written press, from 1933 to 1943, a period between the creation of Cacique and the first steps of a partnership that would come with Philips, consolidated in 1949. We focused our analysis on the expressions of Brazilian identity and pride in the national industry cited by the company, as well as on market relevance and the technological innovations that marked the first decade of Cacique's existence.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Radiofonias estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Radiofonias <https://journals.ipl.pt/cpublica/index>. Acesso em: 06 jun. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria nacional-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do rádio-
Palavras-chave: dc.subjectRádio Cacique-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria paulista de eletricidade-
Palavras-chave: dc.subjectInbelsa-
Título: dc.titleA história da fábrica de rádios Cacique através dos jornais (1933-1943).-
Título: dc.titleThe history of the Cacique radio factory through the newspapers (1933-1943).-
Título: dc.titleLa historia de la fábrica de radios Cacique a través de los periódicos (1933-1943).-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.