Matrizes/motrizes diaspóricas da vida em movimento em A Rua da Amargura.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaciel, Paulo Marcos Cardoso-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Paulo Marcos Cardoso-
Autor(es): dc.contributorRocha Júnior, Alberto Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorSantos, Clóvis Domingos dos-
Autor(es): dc.creatorValério, Fernando Custódio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:36:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:36:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18043-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019590-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem por objetivo investigar a presença afrodiaspórica como memória em A Rua da Amargura, partindo, neste sentido, da identificação da negrura como um conjunto de valores expressivos da vida em movimento incorporados pelo congado e pela folia de reis e presentes na linguagem do espetáculo do Grupo Galpão (1994), dirigido por Gabriel Vilella. Trata-se de um estudo de caso que visa, de forma mais ampla, pensar de que modo os signos cênicos da negrura têm sido transmitidos, agenciados e reorganizados, ao longo do tempo, no interior da/na cena mineira. Além disso, visa discutir as ideias de negrura (1995) e de performance do tempo espiralar (2021), elaboradas, originalmente, por Leda Maria Martins, partindo da sua interface com a noção de valores expressivos da vida em movimento, pensada, aqui, segundo o conceito de pathosformel desenvolvido por Aby Warburg (2010), em diálogo com as “motrizes culturais” de Zeca Ligiéro (1993).-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to investigate the Afrodiasporic presence as memory in A Rua da Amargura, starting, in this sense, from the identification of negrura as a set of expressive values of life in motion incorporated by congado and folia de reis and present in the language of the show of Grupo Galpão (1994) directed by Gabriel Vilella. This is a case study that aims, more broadly, to think about how the scenic signs of blackness have been transmitted, agencied and reorganized over time, within the mining scene. In addition, it aims to discuss the ideas of negrura (1995) and spiral time performance (2021), originally elaborated by Leda Maria Martins, starting from their interface with the notion of expressive values of life in motion, thought here according to the concept of pathosformel developed by Aby Warburg (2010), in dialogue with the "cultural motives" of Zeca Ligiéro (1993).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/01/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectGrupo Galpão-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - Minas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCongadas-
Palavras-chave: dc.subjectFolia de reis-
Título: dc.titleMatrizes/motrizes diaspóricas da vida em movimento em A Rua da Amargura.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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