Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Coelho, Daniel Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Mortimer, Lucas de Ávila Fleury | - |
Autor(es): dc.creator | Condessa, Luciano Antonacci | - |
Autor(es): dc.creator | Morandi, Rodrigo Figueiredo | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Bernardo Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Marins, João Carlos Bouzas | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Danusa Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Emerson Silami | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3716 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n5p341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019561 | - |
Descrição: dc.description | A maioria das investigações sobre a intensidade de jogos de futebol foi realizadas em jogos amistosos, simulados ou com um pequeno número de jogos avaliados em caráter recreacional ou com uma pequena amostra. Não se observou nenhuma avaliação de frequência cardíaca (FC) em jogos oficiais com um número considerável de jogadores e de diferentes posições. O objetivo do presente estudo foi determinar a intensidade de jogos (IJ) do futebol brasileiro durante uma competição oficial e compará-la entre jogadores de diferentes posições táticas. A FC foi medida em 26 jogadores entre 16 e 17 anos (Sub-17) e 18 jogadores entre 18 e 20 anos (sub-20) (idades 16,38 ± 0,5 e 18,24 ± 0,66 anos, respectivamente). A frequência máxima individual (FCmax) e a FC de limiar anaeróbico (LAN) foram avaliadas em testes de campo. A IJ como %FCmax foi monitorada como cinco zonas de intensidade sendo desde a zona 1 = <70%FCmax; a 5 = 95-100%FCmax. A IJ media e a intensidade de LAN foram 84,4 ± 5,1; 86,3 ± 4,0%HRmax and 84,1 ± 4,1; 87,0 ± 5,1%HRmax para o sub-17 e sub-20, respectivamente. Os laterais permaneceram mais tempo na zona 5 em comparação aos jogadores atacantes (p<0,05). Os jogadores de meio campo permaneceram mais tempo na zona 3 em comparação aos outros jogadores e na zona 4 em comparação aos zagueiros e atacantes (p<0,05). A IJ média e a intensidade de LAN são similares. Os laterais apresentam mais esforços máximos do que os atacantes e os jogadores de meio campo não participam de tantos esforços máximos como os zagueiros, laterais e atacantes. | - |
Descrição: dc.description | Most investigations on soccer match intensity have evaluated friendly, simulated or a small number of games on a recreational basis or including a small number of players. There are no studies investigating real competitive situations including a considerable number of athletes and games or differences among player positions using heart rate as an intensity parameter. The aim of this study was to determine Brazilian soccer game intensity (GI) during official competitive matches and to compare GI among different player positions. Heart rate (HR) was measured in 26 under-17 (U-17) and 18 under-20 (U-20) soccer players (age 16.38 ± 0.5 and 18.24 ± 0.66 years, respectively) during 14 and 15 official games, respectively. Individual maximal heart rate (HRmax) and anaerobic threshold (AT) HR were evaluated in field tests. GI defined as %HRmax was monitored considering five intensity zones ranging from 1 = < 70% HRmax to 5 = 95-100% HRmax. Mean GI and AT intensity were 84.4 ± 5.1 and 86.3 ± 4.0% HRmax for the U-17 category and 84.1 ± 4.1 and 87.0 ± 5.1% HRmax for the U-20 category, respectively. Wingbacks (WB) spent more time in zone 5 than forwards (FW) (p<0.05). Midfielders (MF) spent more time in zone 3 than all other players and in zone 4 than defenders and FW (p<0.05). Mean GI and AT intensity were similar. WB performed more maximum effort than FW. MF did not participate as much in maximum effort as did WB and FW. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | All the published articles by Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano are under a Creative Commons License wich permits copy and redistribute the material in any medium or format. Fonte: Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano <https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 06 ago. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anaerobic threshold | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heart rate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soccer | - |
Título: dc.title | Intensity of real competitive soccer matches and differences among player positions. | - |
Título: dc.title | Intensidade de jogos de futebol de uma competição real e entre jogadores de diferentes posições táticas. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: