Narrativas de mulheres lésbicas, bissexuais e homens trans sobre o acesso ao cuidado em saúde.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoelho, Bruna Schneider Pinto-
Autor(es): dc.creatorVal, Alexandre Costa-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Rafaela Cristina-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Adriana Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:36:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:36:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19918-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.28998/rpss.e02409008esp-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019549-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A garantia do princípio da equidade supõe a compreensão de como a interação de diversos marcadores sociais da diferença – tais como sexualidade, identidade de gênero, classe social, raça/cor, etnia etc. – produz vulnerabilidades nos corpos. Esse fenômeno é evidente entre Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Travestis (LGBT), que, frequentemente, se deparam com barreiras no acesso à saúde. Objetivo: Conhecer trajetórias relacionadas à busca de cuidado por pessoas que se autodeclaram como mulheres cisgêneras lésbicas, bissexuais ou como homens trans. Métodos: Pesquisa qualitativa, usando entrevistas em profundidade, de forma a espelhar as subjetividades, características e vivências de cada um(a) dos(as) participantes. As entrevistas foram analisadas a partir da perspectiva da análise de conteúdo. Resultados: As narrativas revelam a inexistência de espaços voltados para a escuta e aceitação da diferença, sendo comuns tratamentos violentos e inadequados, que reforçam a estigmatização e a segregação de corpos que desafiam as normas de gênero e sexualidade. Conclusões: A (cis)heteronormatividade alcança a formação dos profissionais de saúde e se reflete em suas práticas, fazendo com que mulheres lésbicas, bissexuais e homens trans sejam alijados do acesso ao cuidado. Tal constatação reforça a necessidade de fomentar processos de educação em saúde que, para transformar essa realidade, estejam constantemente abertos à reflexão e à criação de novas formas de atuar. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: Ensuring the principle of equity requires an understanding of how the interaction of various social markers of difference - such as sexuality, gender identity, social class, race/color, ethnicity, etc. - leads to vulnerabilities in different bodies. This phenomenon is evident within the Lesbian, Gay, Bisexual, Trans, and Transvestite (LGBT) community, who often face barriers to accessing healthcare. Objective: To learn more about the care-seeking trajectories of people who self- identify as cisgender lesbian women, bisexual women, or transgender men. Methods: Qualitative research using in-depth interviews to reflect the subjectivity, characteristics, and experiences of each of the participants. Interviews were analyzed from a content analysis perspective. Results: The narratives reveal that there is a lack of spaces aimed at listening to and accepting differences. Violent and inappropriate treatment is widespread and reinforces the stigmatization and segregation of bodies that challenge gender and sexuality norms. Conclusions: (Cis)heteronormativity impacts the training of health professionals and is reflected in their practice, meaning that lesbian women, bisexual women, and trans men are excluded from access to care. This finding reinforces the need to foster health education processes that, in order to change this reality, are constantly open to reflection and the creation of new possibilities for action. This text is the result of the stricto sensu postgraduate program Professional Master's Degree in Family Health (PROFSAÚDE).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectMinorias sexuais e de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectEquidade no acesso aos serviços de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Título: dc.titleNarrativas de mulheres lésbicas, bissexuais e homens trans sobre o acesso ao cuidado em saúde.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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