Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.contributor | Dainese, Carlos Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Rosângela Márcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Mengalli, Neli Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Daniela de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20603 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019512 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A temática desta Tese concentra-se na investigação das parcerias colaborativas para uso de tecnologias digitais na formação docente. As demandas do mundo contemporâneo impõem novos desafios aos processos de ensino e aprendizagem, exigindo alternativas pedagógicas que integrem novas linguagens e recursos tecnológicos da cultura digital. Além disso, destacam-se interfaces entre educação, turismo e cultura, associadas às relações sociais e à interdisciplinaridade. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar como as parcerias colaborativas podem transformar a concepção dos professores sobre o uso de plataformas digitais na educação básica, tanto no contexto da formação docente quanto na prática pedagógica. A questão principal que norteia o estudo é: a constituição dessas parcerias pode modificar a visão dos professores sobre as plataformas digitais na educação básica e potencializar o processo de ensino e de aprendizagem? Defendemos que as parcerias colaborativas, entendidas como práticas sociais que incentivam a inovação metodológica e a socialização de experiências docentes, associadas à compreensão do turismo como fenômeno sociocultural podem promover mudanças nas concepções dos professores e potencializar as dinâmicas de ensinar e de aprender. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e dialoga com a perspectiva multirreferencial, fundamentando-se nos conceitos centrais da teoria de Vygotsky, bem como na bricolagem e na interdisciplinaridade, que constituem a base do referencial teórico. A coleta de dados utilizou como procedimento e técnica, respectivamente, a análise de conteúdo, para a pesquisa bibliográfica e a observação participante, para a pesquisa de campo. Como referencial metodológico, a pesquisa teve na parceria colaborativa sua principal orientação, permitindo que a observação participante revelasse a percepção das interações e dos processos de mediação no contexto estudado. Na pesquisa de campo foram analisados dois processos formativos: um voltado à formação inicial e outro à formação continuada. A análise dos dados partiu do diálogo com os múltiplos referenciais teóricos e seguiu, principalmente, a lógica de Vygotsky, compreendendo os fenômenos a partir da observação da realidade, seguida de abstrações e da construção de um novo entendimento teórico-prático. Os resultados das oficinas realizadas, em diálogo com o referencial teórico, indicam que a adoção de parcerias colaborativas na formação inicial e continuada foi decisiva para a ressignificação da prática docente. A construção colaborativa de propostas interdisciplinares possibilitou espaços de reflexão e troca de experiências, reduzindo resistências ao uso das plataformas digitais e ampliando a visão dos professores sobre práticas pedagógicas inovadoras. Como consequência, os participantes demonstraram maior disposição para incorporar essas plataformas e o turismo virtual em suas aulas, motivados pela percepção de que podiam enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem sob os aspectos educacional, tecnológico e cultural. | - |
Descrição: dc.description | The theme of this thesis focuses on the investigation of collaborative partnerships for the use of digital technologies in teacher education. The demands of the contemporary world impose new challenges on teaching and learning processes, requiring pedagogical alternatives that integrate new languages and technological resources from digital culture. In addition, interfaces between education, tourism, and culture stand out, associated with social relations and interdisciplinarity. In this context, the objective of this research is to analyze how collaborative partnerships can transform teachers’ conceptions of the use of digital platforms in basic education, both in teacher education and in pedagogical practice. The main research question guiding the study is: can the establishment of these partnerships change teachers' perspectives on digital platforms in basic education and enhance the teaching and learning process? We argue that collaborative partnerships—understood as social practices that encourage methodological innovation and the sharing of teaching experiences—combined with an understanding of tourism as a sociocultural phenomenon, can promote changes in teachers’ conceptions and strengthen teaching and learning dynamics. For this purpose, the research adopts a qualitative approach and engages with a multireferential perspective, based on Vygotsky’s key theoretical concepts, as well as bricolage and interdisciplinarity, which form the foundation of the theoretical framework. Data collection employed content analysis for the literature review and participant observation for the field research. Methodologically, the research was guided primarily by the notion of collaborative partnership, which allowed participant observation to reveal perceptions of interactions and mediation processes within the studied context. The fieldwork analyzed two training processes: one focused on initial teacher education and the other on continuing education. Data analysis was guided by dialogue with multiple theoretical frameworks and followed, primarily, Vygotsky’s logic - understanding phenomena through observation of reality, followed by abstraction and the construction of a new theoretical-practical understanding. The results of the workshops, in dialogue with the theoretical framework, indicate that the adoption of collaborative partnerships in both initial and continuing teacher education was decisive in reshaping teaching practice. The collaborative construction of interdisciplinary proposals enabled spaces for reflection and exchange of experiences, reducing resistance to the use of digital platforms and broadening teachers' perspectives on innovative pedagogical practices. As a result, participants showed greater willingness to incorporate these platforms and virtual tourism into their lessons, motivated by the perception that they could enrich the teaching and learning process in educational, technological, and cultural dimensions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/07/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura - digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - turismo | - |
Título: dc.title | Parcerias colaborativas na formação docente : reflexões sobre o turismo virtual nos processos de mediação pedagógica. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: