Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira Filho, Wagner Rossi de | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Geraldo Lúcio de | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Ronilson | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Sidney Cardoso de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19280 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/03064190231182125 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1177/03064190231182125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019510 | - |
Descrição: dc.description | From the pedagogical point of view, a very interesting initiative for engineering schools is to engage their students in design, renovation, or maintenance projects of laboratory equipment. It allows engineering students to work on real projects, with all the difficul ties that arise in field testing, and to gain hands-on experience from the confrontation of practical situations and challenges, which presents positive outcomes regarding learning objectives and program appreciation. This article presents an engineering project devel oped by students for instrumentation and automation of an old manually operated tor sion testing machine, for execution of accurate mechanical tests and reliable physical replications of real-world industrial processes on laboratory scale. An electrical resistive furnace is incorporated into the torsion testing machine to also allow hot torsion tests with controlled temperature. In addition to students’ skills development, this project yields a completely functional instrumented and automated torsion testing machine, with a controlled temperature electrical furnace and other features that have been used in Bachelor, Master, and Doctoral projects, laboratory classes, and new research. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratory equipment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Torsion testing machine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentation and automation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cold and hot tests | - |
Título: dc.title | Students’ project for instrumentation and automation of a manually operated torsion testing machine with educational purposes. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: