
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ceribeli, Harrison Bachion | - |
| Autor(es): dc.creator | Ceribeli, Ananda Cândido | - |
| Autor(es): dc.creator | Góes, Thiago Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6865 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019498 | - |
| Descrição: dc.description | À medida que as organizações passaram a investir mais em capacitação de funcionários, percebeu-se a necessidade de planejar melhor os processos de treinamento e desenvolvimento e mensurar os ganhos. Entretanto, o que se observa é que muitas têm dificuldades para fazê-lo de forma efetiva. Neste sentido, esta pesquisa objetivou descrever a implantação e avaliação dos programas de treinamento em uma organização de grande porte. Para tal, conduziu-se um estudo de caso em uma indústria de transformação localizada em Minas Gerais, fundada há, aproximadamente, um ano. Para coleta dos dados, utilizaram-se três métodos: análise documental, entrevistas e observação in loco. Após o estudo de caso, identificaram-se os fatores que motivaram a implantação dos programas de treinamento, a metodologia de operacionalização do levantamento de necessidades de treinamento, os principais métodos de treinamento utilizados e as ferramentas de avaliação de resultados. A contribuição acadêmica desta pesquisa reside no preenchimento de uma lacuna na área de estudos sobre treinamento e desenvolvimento, que ainda carece de investigações acerca da implantação dos programas de treinamento. Por sua vez, a contribuição gerencial desta pesquisa reside na descrição de práticas de treinamento, fornecendo diretrizes para que outras empresas estruturem seus próprios programas de capacitação. | - |
| Descrição: dc.description | As organizations are investing more in employee training it was observed the need for a better planning on training and developing processes and measuring gains. However it was observed that many companies find difficulty to carry it out effectively. This research aimed to describe the implementation and evaluation of training programs in a large organization. It was conducted a case study in an industry in Minas Gerais state, Brazil, founded about one year. Data collecting was carried out through three methods: document analysis, interviews and observation. After the case study it was possible to identify the factors that motivated the implementation of training programs, training needs assessment, the main used training methods and the tools adopted to evaluate training results. The academic contribution of this research lies in filling a gap in the area of training and development, which still lacks research on the implementation of training programs. Additionally, management contribution of this research lies in the description of training practices providing guidelines for other companies to structure their own training programs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Tekhne e Logos permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/711>. Acesso em: 01 ago. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capacitação dos funcionários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Levantamento das necessidades de treinamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento humano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Training needs assessment | - |
| Título: dc.title | Implantando e avaliando programas de treinamento : um estudo de caso. | - |
| Título: dc.title | Implementing and evaluating training programs : a case study. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: