Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mendes, Amanda Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Deodato, André Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19476 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3784 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019445 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo objetiva analisar como professores se apropriaram do uso pedagógico da pesquisa de opinião. A fundamentação teórica vale-se do conceito de apropriação, entendido na perspectiva histórico-cultural, e alinha-se com autores comprometidos com o compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado e socialmente valorizado. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como participantes seis professores da rede pública, atuantes no Ensino Fundamental. No percurso metodológico, destaca-se que tais professores realizaram uma Pesquisa de Opinião, remotamente, em 23 encontros síncronos. O material empírico foi produzido por meio da aplicação de um questionário inicial aos participantes, de observações e dos registros em vídeos dos encontros e das entrevistas. A partir da análise, foram percebidos indícios de que os participantes começaram a se apropriar do uso pedagógico da pesquisa de opinião. Destaca-se, dentre os resultados identificados, que o processo de apropriação se mostrou complexo, flagrado ora em negociações harmônicas, ora a partir de tensionamento entre os envolvidos. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze how teachers appropriated the pedagogical use of opinion research. The theoretical foundation uses the concept of appropriation, understood from a historical-cultural perspective, and aligns with authors committed to sharing historically accumulated and socially valued knowledge. The research, of a qualitative nature, had six public school teachers as participants, working in Elementary School. In the methodological path, it is highlighted that these teachers carried out an Opinion Survey, remotely, in 23 synchronous meetings. The empirical material was produced through the application of an initial questionnaire to the participants, observations of videos of the meetings and individual and collective interviews. From the analysis, signs were noticed that participants began to take ownership of the pedagogical use of opinion research. It is noteworthy, among the results identified, that the appropriation process proved to be complex, sometimes seen in harmonious negotiations, sometimes as a result of tension between those involved. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: Revista Espaço Plural <https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33121>. Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa de opinião | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uso pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apropriação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Título: dc.title | Mas e a gente? Quantas perguntas a gente vai ter que fazer? : apropriações do uso pedagógico de uma pesquisa de opinião. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: