Mas e a gente? Quantas perguntas a gente vai ter que fazer? : apropriações do uso pedagógico de uma pesquisa de opinião.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMendes, Amanda Vieira-
Autor(es): dc.creatorDeodato, André Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:36:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:36:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19476-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3784-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019445-
Descrição: dc.descriptionEste artigo objetiva analisar como professores se apropriaram do uso pedagógico da pesquisa de opinião. A fundamentação teórica vale-se do conceito de apropriação, entendido na perspectiva histórico-cultural, e alinha-se com autores comprometidos com o compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado e socialmente valorizado. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como participantes seis professores da rede pública, atuantes no Ensino Fundamental. No percurso metodológico, destaca-se que tais professores realizaram uma Pesquisa de Opinião, remotamente, em 23 encontros síncronos. O material empírico foi produzido por meio da aplicação de um questionário inicial aos participantes, de observações e dos registros em vídeos dos encontros e das entrevistas. A partir da análise, foram percebidos indícios de que os participantes começaram a se apropriar do uso pedagógico da pesquisa de opinião. Destaca-se, dentre os resultados identificados, que o processo de apropriação se mostrou complexo, flagrado ora em negociações harmônicas, ora a partir de tensionamento entre os envolvidos.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to analyze how teachers appropriated the pedagogical use of opinion research. The theoretical foundation uses the concept of appropriation, understood from a historical-cultural perspective, and aligns with authors committed to sharing historically accumulated and socially valued knowledge. The research, of a qualitative nature, had six public school teachers as participants, working in Elementary School. In the methodological path, it is highlighted that these teachers carried out an Opinion Survey, remotely, in 23 synchronous meetings. The empirical material was produced through the application of an initial questionnaire to the participants, observations of videos of the meetings and individual and collective interviews. From the analysis, signs were noticed that participants began to take ownership of the pedagogical use of opinion research. It is noteworthy, among the results identified, that the appropriation process proved to be complex, sometimes seen in harmonious negotiations, sometimes as a result of tension between those involved.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: Revista Espaço Plural <https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33121>. Acesso em: 01 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa de opinião-
Palavras-chave: dc.subjectUso pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectApropriação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Título: dc.titleMas e a gente? Quantas perguntas a gente vai ter que fazer? : apropriações do uso pedagógico de uma pesquisa de opinião.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.